Questões de Fisioterapia da UFMT

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da UFMT

A tomografia de tórax é um exame capaz de identificar alterações morfofuncionais, contribuindo para o diagnóstico e acompanhamento das patologias. Imagem associada para resolução da questão
A imagem é sugestiva de qual entidade clínica? 

Uma paciente do sexo feminino, 60 anos, com história de estenose grave da valva mitral, foi ao hospital realizar ecocardiografia transtorácica eletiva. Na saída do exame, apresentou perda súbita de consciência, foi conduzida à emergência para ser avaliada. Utilizada a Escala de Coma de Glasgow, apresentou a seguinte resposta:

Imagem associada para resolução da questão

Qual a pontuação obtida no teste e sua classificação na Escala de Coma de Glasgow? 

A flexibilidade é caracterizada pela capacidade de uma ou várias articulações se movimentarem através de uma amplitude de movimento (ADM) normal, de maneira confortável, sem dores e restrições, ao mesmo tempo em que um conjunto de componentes – tecido conjuntivo, tendão, ligamentos, cápsula articular, músculo e pele – se alongam (POLACHINI, et al., 2005).
Sendo o tecido muscular um dos componentes que podem influenciar a flexibilidade, é de fundamental importância que a musculatura envolvida no movimento esteja em estado favorável, sem contraturas, lesões e com comprimento adequado, para que o movimento seja executado da melhor forma possível. Assinale a alternativa que apresenta os recursos cinesioterapeuticos para aumentar o comprimento muscular. 

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) é um componente de tratamento fisioterapêutico. Sua filosofia baseia-se na ideia de que o ser humano, incluindo aqueles portadores de deficiência, tem um potencial existente não explorado (Kabat, 1950).
A respeito dos princípios neurofisiológicos do método, analise as afirmativas.
I - Somação temporal: ocorre a sucessão de estímulos de baixa intensidade (subliminares) em um certo período de tempo (curto), de forma combinada (somação), para causar excitação.
II - Irradiação: caracteriza-se por uma disseminação e aumento da força de resposta. Ocorre quando a intensidade ou a quantidade de estímulos é aumentada. A resposta poderá ser tanto a excitação quanto inibição.
III - Resistência: auxilia a contração muscular e o controle sensitivo, diminui a força e incrementa a aprendizagem sensitiva.
IV - Inervação Recíproca (inibição recíproca): a contração dos músculos é acompanhada pela inibição simultânea de seus antagonistas. A inervação recíproca é parte fundamental na coordenação motora.

Está correto o que se afirma em

Paciente com queixa de alterações na face há 72 horas, pós episódio de infecção viral. Na avaliação, observa-se dificuldade para enrugar a testa, franzir o supercílio, fechar as pálpebras, abrir a boca, assobiar, inflar a boca e contrair o platisma. Observa-se lagoftalmia com ausência do ato de piscar. Esse quadro clínico é compatível com a lesão de qual nervo craniano?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis