Questões de Fisioterapia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da CESPE / CEBRASPE

Com relação a lesões por esforços repetitivos (LER) e aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), julgue os itens seguintes. As dimensões do posto de trabalho, a exposição a vibrações, a exposição ao frio, a exposição a ruído elevado, posturas inadequadas e invariabilidade de tarefas são fatores de risco para LER/DORT, por isso sua identificação pelo fisioterapeuta que lida com a saúde do trabalhador contribui para a prevenção dessas patologias.

Com relação a lesões por esforços repetitivos (LER) e aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), julgue os itens seguintes. Entre as manobras clínicas utilizadas para auxiliar no diagnóstico de LER/DORT relacionados ao trabalho inclui-se o teste de Phalen, no qual os punhos são posicionados em flexão, os dedos permanecem estendidos e as mãos devem ser colocadas em oposição com as faces dorsais. O teste causa dor e parestesias na área inervada pelo mediano e é indicativo da presença de epicondilite lateral (“cotovelo de tenista”).

Com relação a lesões por esforços repetitivos (LER) e aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), julgue os itens seguintes. A síndrome do impacto poderia ser prevenida, entre outras medidas, com a orientação de que o trabalhador evite a repetição de movimentos de elevação dos membros superiores acima da cabeça.

Tendo em vista que pacientes que permanecem em UTI frequentemente são submetidos a repouso prolongado e que, nesse caso, a imobilidade reduz o glicogênio e o trifosfato de adenosina (ATP), responsáveis pelo fornecimento de energia para a contração muscular, julgue os itens que se seguem. Disfunções musculares, nervosas e cerebrais correspondem às principais morbidades a longo prazo, após um episódio de doença grave com imobilidade no leito.

A persistência do canal arterial (PCA), que se associa com frequência à prematuridade, corresponde a 5% a 10% de todas as cardiopatias, acometendo cerca de 40% dos prematuros com idade gestacional entre 25 semanas e 27 semanas.

A respeito da intervenção da fisioterapia no tratamento do neonato portador de PCA, julgue os itens subsecutivos.

O equilíbrio toracoabdominal (RTA), pode ser usado com o objetivo de recuperar o sinergismo entre o tórax e as últimas costelas, aumentando o tônus e a força dos músculos respiratórios.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis