Questões de Fisioterapia da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da CESPE / CEBRASPE

Há mais ou menos dois anos, paciente do sexo masculino, com quarenta e um anos de idade, teve um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico na região parietal. Sua pressão chegou a 235 mmHg × 110 mmHg, ficou em coma por três semanas e, quando acordou, relatou fraqueza generalizada no hemicorpo D, indicando uma sequela do AVE. Após sete meses da lesão, sua hipotonia foi substituída por uma forte espasticidade em membro superior direito (bíceps braquial e flexores do punho) e membro inferior direito (flexores plantares e quadríceps). Atualmente, sua principal queixa é dificuldade de deambulação e incapacidade de realizar atividades funcionais com o membro superior direito.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

A redução da força muscular observada nesse paciente não é causada por fraqueza muscular, mas pela oposição dos músculos espásticos antagonistas.

Com relação à anatomia e fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório, julgue os itens a seguir. Na circulação pulmonar, o sangue venoso vindo do ventrículo direito segue para o tronco da artéria pulmonar, passa pelas artérias pulmonares direita e esquerda e, após ser conduzido para os pulmões, retorna venoso para o átrio esquerdo por meio das veias pulmonares.

Com relação à anatomia e fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório, julgue os itens a seguir. O brônquio principal esquerdo se apresenta mais largo e mais curto que o direito, o que explica o maior afluxo de corpos estranhos que nele penetram.

Com relação à anatomia e fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório, julgue os itens a seguir. Os bronquíolos terminais se dividem em bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e sacos alveolares, sendo essa região alveolar conhecida como zona respiratória.

Em relação à fisiologia do sistema respiratório, julgue os itens que se seguem. O reflexo de vasoconstrição pulmonar hipóxica consiste no processo de contração da musculatura lisa das paredes dos brônquios na região hipóxica, o que reduz o fluxo de ar nas áreas pouco ventiladas do pulmão.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis