Questões sobre Reabilitação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Reabilitação

Conforme Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardiovascular (2020) a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) apresenta uma fisiopatologia complexa e multifatorial, com modificações estruturais e fisiológicas, em particular, nos sistemas vascular (rarefação capilar, aumento da rigidez arterial e da razão parede/diâmetro das arteríolas), renal (diminuição da filtração glomerular, aumento da renina plasmática e da reabsorção de sódio e água) e neural (aumento da atividade simpática e de quimiorreceptores, diminuição da atividade parassimpática e da sensibilidade barorreflexa). Considerando a fisiopatologia da HAS, leia atentamente as assertivas abaixo sobre os efeitos terapêuticos na reestruturação fisiológica desses sistemas com a prática regular de exercícios físicos:


I. Redução do estresse oxidativo e da inflamação, correção da disfunção barorreflexa, diminuição da atividade simpática, reversão do remodelamento hipertrófico arteriolar em tecidos exercitados e redução da resistência vascular periférica, com consequente diminuição da Pressão Arterial (PA) e controle dos níveis pressóricos.


II. O treinamento aeróbico promove adaptações vasculares nas artérias de condutância (com diminuição da rigidez arterial e melhora da função endotelial), nas arteríolas (pela diminuição da razão parede/luz do vaso) e nos capilares, estimulando a angiogênese.


III. Os exercícios físicos aeróbicos são os mais bem estudados e com maiores evidências de benefícios na redução pressórica em hipertensos, com redução na média da pressão sistólica e da pressão diastólica, decorrente dos exercícios aeróbicos.


IV. Os exercícios de resistência, que também exercem efeito anti-hipertensivo, agem na preservação ou no aumento de massa muscular, força e potência, fatores que diminuem a intensidade relativa para realização de tarefas do cotidiano.



De acordo com as assertivas acima, os efeitos terapêuticos na reestruturação fisiológica dos sistemas com a prática regular de exercícios físicos no paciente com HAS estão descritos corretamente nas assertivas: 

Reabilitação ou recondicionamento é um programa dinâmico de exercícios prescritos para prevenir ou reverter os efeitos deletérios da inatividade enquanto o indivíduo recupera seu nível precedente de normalidade. (...) Em qualquer lesão, ocorrem eventos fisiológicos específicos em resposta ao traumatismo, cabendo ao fisioterapeuta reduzir a gravidade desses efeitos fisiológicos, otimizar o tempo de cicatrização e devolver o paciente, o mais cedo possível, às suas atividades sem comprometer seu bem-estar. (Adaptado)
No rol dos objetivos de todo programa de reabilitação não se inclui, apenas:

#Questão 1018636 - Fisioterapia, Reabilitação, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Fisioterapeuta

Um paciente de 63 anos que recebeu alta há 3 meses, após internação hospitalar por descompensação da insuficiência cardíaca, foi encaminhado para reabilitação cardiovascular, apresentando classe funcional I da New York Heart Association (NYHA) e estratificação de risco intermediário. No teste ergométrico, verificou-se frequência cardíaca (FC) de pico = 151bpm e FC de repouso = 91bpm. Após avaliação, o fisioterapeuta decidiu iniciar o treinamento aeróbico desse paciente, utilizando entre 40 e 60% da FC de reserva, calculada pelo método de Karvonen, a fim de alcançar a FC alvo durante o treinamento. Com base nos dados apresentados, os valores (em bpm) das FC de reserva e alvo, respectivamente, são:

#Questão 1018637 - Fisioterapia, Reabilitação, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Fisioterapeuta

Os benefícios da reabilitação cardiopulmonar e metabólica (RCPM), para indivíduos com DAOP, obesidade, diabetes mellitus, síndrome metabólica e/ou pneumopatias crônicas, envolvem o aumento da sobrevida e a melhora da qualidade de vida, como decorrência de comprovados ganhos na capacidade funcional e no estado geral. Em relação às fases da RCPM, é correto afirmar que o(a): 

#Questão 1018638 - Fisioterapia, Reabilitação, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Fisioterapeuta

A reabilitação cardiovascular (RCV) deve proporcionar os mais elevados níveis de aptidão física passíveis de obtenção, de modo a reduzir o risco de eventos cardiovasculares e a mortalidade de pacientes cardiopatas. De acordo com a estratificação do risco clínico para casos de RCV, determina-se que pacientes com:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis