Listagem de Questões sobre Geral
Um paciente do sexo masculino, com 18 anos de idade, sofreu fratura incompleta da tíbia esquerda durante a prática de esporte. Após a imobilização por aparelho gessado durante 30 dias, foi encaminhado à fisioterapia. A programação fisioterápica mais adequada é:
eletroterapia nos principais grupos musculares do membro afetado, para hipertrofiar a musculatura.
exercícios isométricos dos grupos extensores, cinesioterapia com carga progressiva dos principais grupos musculares do membro afetado e exercícios para a manutenção dos arcos de movimento.
ultra-som em toda a musculatura extensora e exercícios de coordenação da deambulação.
corrente diadinâmica, para o fortalecimento dos ligamentos do joelho e da panturrilha.
hidroterapia em dias alternados, para hipertrofiar a musculatura, e aplicação de laser de He/Ne para aumentar a irrigação do membro.
Paciente do sexo feminino, com 74 anos de idade, vítima de AVC isquêmico, hospitalizada há 6 meses, apresenta úlcera de decúbito com aproximadamente 40cm de área, na região lombo-sacral. Assinale a opção fisioterápica mais adequada.
Após a decorticação efetuada pelo cirurgião e a limpeza da ferida, aplicar radiação ultravioleta com parâmetros determinados pela DEM. Em seguida, fazer a aplicação de laser de He/Ne, com tempo livre e com técnica de pincelamento em dias alternados.
Após a decorticação efetuada pelo cirurgião e a limpeza da ferida, aplicar radiação infravermelha durante 20 minutos. Em seguida, fazer a aplicação de laser de He/Ne, com tempo livre e com técnica de pincelamento em dias alternados.
Após a decorticação efetuada pelo cirurgião e a limpeza da ferida, aplicar radiação infravermelha durante 20 minutos. Em seguida, fazer a aplicação de laser de Ga/As para combater o quadro doloroso, com tempo livre e com técnica de pincelamento em dias alternados.
Após a decorticação efetuada pelo cirurgião e a limpeza da ferida, aplicar radiação laser de Ga/As, durante 20 minutos. Em seguida, fazer a aplicação de infravermelho, com tempo livre.
Após a decorticação efetuada pelo cirurgião e a limpeza da ferida, aplicar radiação ultravioleta com parâmetros determinados pela DEM. Em seguida, fazer a aplicação de ondas curtas durante 20 minutos.
Paciente do sexo feminino, de 58 anos de idade, 1,52m de altura, 75 Kg, formação escolar elementar, é portadora de Insuficiência Vesical de Esforço. Os sinais vitais estão dentro dos limites de normalidade. Foi indicado tratamento fisioterápico. Assinale a opção mais adequada:
fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, através de caminhadas e técnicas de relaxamento.
aplicação de eletroterapia intravaginal e exercícios isométricos de fortalecimento do assoalho pélvico
orientação para diminuir a ingestão de líquidos, para utilizar fraldões e para realizar exercícios abdominais diários, com o objetivo de fortalecer a musculatura abdominal.
orientação para perder peso imediatamente, e submeter a paciente a eletroterapia com corrente galvânica, para relaxamento dos esfíncteres urinários.
aplicação de TENS e exercícios de fortalecimento abdominal.
Paciente do sexo feminino, com 50 anos de idade, 72 kg de peso, 1,51 de altura, apresenta creptos em ambos os joelhos, com queixas de dores ao deambular e imagem de RX sugestiva de artrose. Ao exame físico, observou-se aumento da temperatura em ambos os joelhos e presença de edema difuso. A programação fisioterápica mais indicada para o caso é:
iniciar um programa de caminhadas durante 30 minutos por dia, seguido de técnicas de repouso em decúbito dorsal, em plano duro, durante 20 minutos. Aplicações de TENS do tipo acupuntural, com técnica cruzada, em ambos os joelhos, durante 30 minutos.
aplicar laser de He/Ne, 1 Joule, em ambos os joelhos, em dias alternados, e aplicar turbilhão com água morna.
aplicar banhos-de-contraste em ambos os membros, por 20 minutos, seguidos de aplicação de TENS do tipo VIF, por 30 minutos.
realizar massoterapia centrípeta em ambos os membros por 20 minutos, técnicas de esvaziamento para evitar a estase venosa e aplicar TENS do tipo modulado.
orientar para perder peso e realizar exercícios hidroterápicos visando ao fortalecimento da musculatura dos MMII, e orientações de AVD e AVP.
Um paciente do sexo masculino, de 45 anos, sedentário, queixa-se de dores lombares, principalmente ao final de uma jornada de trabalho. Ao exame clínico observa-se abdome proeminente, sobrepeso corporal, com IMC > 40. Sinais Vitais: PA = 180 x 120mmHg; Pulso = 90bpm; F.R = 16mpm. Encaminhado à fisioterapia, a programação indicada para o caso é:
aplicação de ondas curtas na região lombar e indicação para perder peso, com o auxílio de um nutricionista.
utilização de bicicleta estacionária, durante 20 minutos por dia, com carga mínima, e aplicação de TENS na região lombar.
orientação para perder peso com o auxílio de um nutricionista, para fazer caminhadas pela manhã ou à tardinha, de maneira progressiva, com controle do pulso e da pressão, hidroterapia e exercícios de fortalecimento abdominal.
orientação para perder peso através de práticas esportivas, para correr moderadamente pela manhã ou à tardinha durante 30 minutos, de maneira progressiva, e para realizar exercícios de fortalecimento abdominal em casa, sempre que dispuser de tempo.
orientação para andar de bicicleta sempre que possível, jogar futebol nos finais de semana (com cuidado para não se machucar), e para evitar a ingestão de cerveja.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}