Questões sobre Fisioterapia Respiratória

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia Respiratória

Coloque (V) para sentenças verdadeiras e (F) para sentenças falsas, considerando os aspectos fisiopatológicos da DPOC.
( ) As alterações fisiopatológicas da doença promove um desequilíbrio entre ventilação e perfusão (V/Q), que se constitui o principal mecanismo da hipoxemia na fase avançada da doença. ( ) Em fases mais avançadas da doença, o agravamento do distúrbio somado a Hipoventilação crônica progressiva leva à redução do CO2. ( ) Os distúrbios de troca gasosa só aparecem nas fases iniciais da doença associados com quadro de dispneia. ( ) A dispneia é provocada pela obstrução alveolar que acarreta o fenômeno da hiperinsuflação pulmonar. ( ) O sinal clínico importante para o diagnóstico de enfisema pulmonar é a tosse produtiva presente há mais de dois anos durante pelo menos 3 meses.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

Sabe-se que na terapia de expansão pulmonar o principal mecanismo de ação se dá pelo aumento do gradiente de pressão transpulmonar. Analise as assertivas a seguir:
( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado por negativação da pressão alveolar. ( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado por positivação da pressão alveolar. ( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado pelo crescimento da positivação do espaço pleural. ( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado pela negativação da pressão pleural. ( ) Durante a inspiração, a positivação da pressão das pleuras determina melhor expansão alveolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

Observe os padrões respiratórios dispostos à esquerda e a sequência de nomenclatura, à direita. Em seguida, marque a alternativa que apresenta a associação CORRETA:

( ) Respiração superficial e rápida. ( ) Respiração normal. ( ) Respiração de Cheyne-Stokes. ( ) Respiração profunda e rápida. ( ) Respiração lenta.

Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação aos volumes e capacidades pulmonares.
( ) Volume corrente: quantidade de ar trocado durante uma inspiração tranquila seguida por uma expiração também tranquila. ( ) Volume de reserva inspiratória: quantidade máxima de ar que uma pessoa pode inspirar depois de uma expiração em repouso. ( ) Capacidade vital: quantidade total de ar contido nos pulmões após uma inspiração máxima. ( ) Capacidade pulmonar total: é medida por meio de uma inspiração máxima seguida de uma expiração máxima.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimentos dos parênteses.

Um paciente com 75 anos de idade, diabético e hipertenso, foi atendido como vítima de acidente carro x carro. Como consequência do acidente, sofreu fraturas na diáfise do fêmur e tíbia à esquerda, com extensa exposição de partes moles, fraturas nas costelas II a VI e traumatismo cranioencefálico. Foi atendido com rapidez pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital, onde, após a fixação das fraturas, está sendo mantido sedado, sob ventilação mecânica por TOT. Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa correta em relação à adequada assistência fisioterapêutica em terapia intensiva.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis