Questões sobre Fisioterapia Neonatal e Pediátrica

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Listagem de Questões sobre Fisioterapia Neonatal e Pediátrica

A reabilitação de crianças com paralisia cerebral (PC) é um desafio devido à complexidade dessa condição de saúde. Intervenções fisioterapêuticas na PC têm o papel de promover a independência e a funcionalidade dessa população. Considerando os fundamentos da reabilitação e as intervenções na PC, assinale a alternativa correta.

Julgue o item a seguir. 


O estágio inicial é a fase dos movimentos fundamentais caracterizada como mecanicamente eficiente, coordenada e de execução controlada. Tipicamente, as crianças têm potencial de desenvolvimento para estar no estágio inicial perto dos 5 ou 6 anos, na maioria das habilidades fundamentais. 

A síndrome da angústia respiratória neonatal é causada pela ausência de surfactante no pulmão imaturo. O surfactante aparece entre 24 e 35 semanas de gestação. Na ausência desse surfactante, a tensão superficial dos pequenos alvéolos é demasiadamente alta. Isso ocorre devido à grande alteração fisiológica no sistema respiratório do recém-nascido prematuro. As afirmativas a seguir descrevem algumas das possíveis alterações fisiológicas dessa condição clínica, avalie-as e marque a que explica adequadamente o quadro de síndrome da angústia respiratória neonatal.  

A síndrome da angústia respiratória neonatal é causada pela ausência de surfactante no pulmão imaturo. O surfactante aparece entre 24 e 35 semanas de gestação. Na ausência desse surfactante, a tensão superficial dos pequenos alvéolos é demasiadamente alta. Isso ocorre devido à grande alteração fisiológica no sistema respiratório do recém-nascido prematuro. As afirmativas a seguir descrevem algumas das possíveis alterações fisiológicas dessa condição clínica, avalie-as e marque a que explica adequadamente o quadro de síndrome da angústia respiratória neonatal.

O aprendizado de habilidades motoras é vital para o desenvolvimento do controle motor. Uma criança recebe primeiros estímulos sensoriais de diversas modalidades através do tálamo, terminando no córtex sensorial apropriado. Essas informações são processadas, um mapa somatossensorial funcional é formado e as informações são programadas e retransmitidas ao córtex motor. Avalie as afirmativas a seguir:
I Do córtex motor, elas são enviadas tanto aos núcleos da base como ao cerebelo para se estabelecer planos de adaptações posturais, refinamento dos programas motores e a coordenação da direção, extensão, escala temporal, força e tônus necessários em toda a sequência do ato motor.
II Para a modulação dos programas motores existentes o cerebelo exerce função majoritária. O lobo frontal e os núcleos da base obedecem aos comandos que o cerebelo determina.
III Quando os estímulos têm valor ou significância emocional, a atenção é atraída, e estes são selecionados para a atenção e o aprendizado. A amígdala pode possibilitar às emoções influenciar o que é percebido e aprendido por conexão recíproca com o córtex.
IV Os núcleos da base e o cerebelo contribuem para a função cognitiva, especialmente no que diz respeito ao aprendizado das habilidades motoras.
V Muitas tarefas ou atividades funcionais praticadas em um contexto clínico têm valores associados a elas. Estes valores podem ser vistos claramente quando se observa a intenção emocional colocada sobre a atividade pelo paciente.

Estão corretas, apenas:

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