Questões sobre Fisioterapia Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia Geral

PSICOMOTRICIDADE

A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio de sua relação com o mundo externo e interno. Está dividida em três campos distintos:

• reeducação psicomotora – que visa a corrigir alterações no desenvolvimento psicomotor, tais como, equilíbrio, coordenação, dispraxia;
• terapia psicomotora – que se refere a todos os casos nos quais a dimensão afetiva ou relacional parece dominante na instalação inicial do transtorno; 
• educação psicomotora – que visa a desenvolver, na criança, a capacidade de criar, resolver e adaptar as tarefas realizadas, sem usar a imposição como método de educação.

A psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, as sensóriomotoras e as psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de se expressar a partir do movimento em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos. 

A interação entre técnicas fisioterápicas e a psicomotricidade pode tornar o tratamento mais efetivo e significativo tanto para o paciente como para o fisioterapeuta, uma vez que apenas a utilização das técnicas fisioterápicas não permite ao profissional a observação de alguns pontos durante a avaliação e o tratamento, tais como, os aspectos afetivo e emocional, a avaliação da imagem corporal, a percepção espacial, a espontaneidade do indivíduo durante a terapia. A negligência a esses pontos pode tornar o atendimento algo desinteressante para o paciente, dificultando sua adesão ao tratamento.

Adaptado. Fonte: https://bit.ly/2YV8yO0. 
Leia o texto 'PSICOMOTRICIDADE' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. Segundo o texto, a psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, as sensório-motoras e as psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de se expressar a partir do movimento em um contexto psicossocial. II. A educação psicomotora é um dos campos da psicomotricidade e visa a desenvolver, na criança, a capacidade de criar, de resolver e de adaptar as tarefas realizadas sem usar a imposição como método de educação, de acordo com o texto. III. De acordo com o texto, a psicomotricidade se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de inibir a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos. Marque a alternativa CORRETA:

PSICOMOTRICIDADE

A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio de sua relação com o mundo externo e interno. Está dividida em três campos distintos:

• reeducação psicomotora – que visa a corrigir alterações no desenvolvimento psicomotor, tais como, equilíbrio, coordenação, dispraxia;
• terapia psicomotora – que se refere a todos os casos nos quais a dimensão afetiva ou relacional parece dominante na instalação inicial do transtorno; 
• educação psicomotora – que visa a desenvolver, na criança, a capacidade de criar, resolver e adaptar as tarefas realizadas, sem usar a imposição como método de educação.

A psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, as sensóriomotoras e as psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de se expressar a partir do movimento em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos. 

A interação entre técnicas fisioterápicas e a psicomotricidade pode tornar o tratamento mais efetivo e significativo tanto para o paciente como para o fisioterapeuta, uma vez que apenas a utilização das técnicas fisioterápicas não permite ao profissional a observação de alguns pontos durante a avaliação e o tratamento, tais como, os aspectos afetivo e emocional, a avaliação da imagem corporal, a percepção espacial, a espontaneidade do indivíduo durante a terapia. A negligência a esses pontos pode tornar o atendimento algo desinteressante para o paciente, dificultando sua adesão ao tratamento.

Adaptado. Fonte: https://bit.ly/2YV8yO0. 
Leia o texto 'PSICOMOTRICIDADE' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. A terapia psicomotora é um dos campos da psicomotricidade e se refere a todos os casos nos quais a dimensão afetiva ou relacional parece inexpressiva na instalação inicial do transtorno, de acordo com o texto. II. A interação entre as técnicas fisioterápicas e a psicomotricidade torna o tratamento mais efetivo e significativo tanto para o paciente como para o fisioterapeuta, uma vez que apenas a utilização das técnicas fisioterápicas permite ao profissional a observação de todos os pontos durante a avaliação e o tratamento, de acordo com o texto. III. A reeducação psicomotora é um dos campos da psicomotricidade e visa a corrigir as alterações no desenvolvimento psicomotor, tais como o equilíbrio, a coordenação e a dispraxia, de acordo com o texto. Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:


I. O Método Ai-Chi é considerado como uma técnica suavizante, pois os movimentos leves realizados com harmonia permitem um alongamento muscular, promovem melhora no metabolismo corporal e aumentam em torno de 7% o consumo de oxigênio. A técnica deve ser empregada de forma gradual, sendo recomendada, no início, duas vezes por semana, durante 10 minutos e repetindo-se cada movimento três vezes, progredindo até a frequência de três vezes na semana, por 30 minutos e com repetição de 12 movimentos.

II. Os impulsos das fibras córtico-espinais modulam os níveis de recrutamento e a frequência de descarga das unidades motoras e determinam o início e fim dos movimentos, bem como a sua velocidade e a força empregada. A força independe do número de células córtico-espinais estimuladas ou da sua frequência de descarga, embora a duração da contração seja determinada pela duração da atividade dessas células.


Marque a alternativa CORRETA:

#Questão 895839 - Fisioterapia, Fisioterapia Geral, IADES, 2020, SES/DF, Multiprofissional em Urgência/Trauma - Fisioterapia

A disfunção femoropatelar é uma condição patológica multifatorial que afeta principalmente as mulheres. Testes clínicos tentam elucidar as possíveis causas biomecânicas para o desenvolvimento da disfunção, visando a estratégias de tratamento com base em raciocínio clínico.



Considerando as imagens apresentadas e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
As bandagens funcionais, como kinesio tape e McConnell, podem ser instituídas no tratamento dessas pacientes, a fim de minimizar a dor femoropatelar.

Assinale a alternativa que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), identifica um instrumento genérico de avaliação, por ela desenvolvido, para fornecer um método padronizado de mensuração da saúde e deficiência de forma transcultural.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis