Questões sobre Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia

Paciente do sexo masculino, com cinquenta e oito anos de idade, com diagnóstico de câncer de orofaringe, foi submetido à cirurgia para ressecção tumoral, com esvaziamento cervical à esquerda seguido de radioterapia concomitante a quimioterapia. Esse paciente apresentou abertura de boca de 18 mm — distância interincisivos —, radiodermite aguda grau 3 em região cervical e ombro esquerdo caído.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

A síndrome do ombro caído, decorrente da lesão do nervo acessório após esvaziamento cervical, ocorre por fraqueza do manguito rotador, responsável pela estabilidade glenoumeral.

Acerca da atuação da fisioterapia nos casos de câncer de mama e linfedema, julgue os seguintes itens. O aumento progressivo de carga em membros superiores pode aumentar a incidência de linfedema em mulheres submetidas à dissecção do nodo linfático axilar.

Acerca da atuação da fisioterapia nos casos de câncer de mama e linfedema, julgue os seguintes itens. A realização de programa de exercícios — aeróbicos e de alongamento, por exemplo — ajuda a melhorar significativamente a amplitude de movimentos realizados pelo ombro pós-dissecção de nodo linfático axilar.

No que se refere à reabilitação de pacientes com câncer e à avaliação funcional nos casos de mulheres com câncer de mama, julgue os próximos itens. Testes que avaliam a mobilidade do paciente, como o Timed Get Up and Go, mostram que mulheres portadoras de câncer de mama apresentam desempenho igual ao de mulheres sadias da mesma idade.

No que se refere à aplicação do teste de caminhada de seis minutos (TC6’) como ferramenta de avaliação do fisioterapeuta, julgue os itens subsequentes. A força dos músculos de membros inferiores é fator diretamente proporcional ao desempenho no TC6’ em pacientes dialíticos, enquanto a eventual presença de doença arterial coronariana associada e o grau de anemia por deficiência de ferro são fatores inversamente proporcionais ao desempenho no referido teste.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis