Questões sobre Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia

Leia as afirmativas a seguir:


I. Na técnica de deslizamento inferior do quadril, o paciente deve estar posicionado em decúbito dorsal com flexão coxofemoral e a perna apoiada no ombro do fisioterapeuta. A mobilização articular deve ser realizada com o bordo cubital das mãos do fisioterapeuta, que estarão apoiadas sobre a articulação coxofemoral, enquanto o fisioterapeuta puxa o fêmur no sentido caudal. Esta mobilização é utilizada para o ganho dos movimentos de flexão e abdução de quadril.

II. A fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas no corpo humano. Essa ciência exige a compreensão das diversas características dos sistemas muscular e esquelético, pois a realização de movimentos mais simples requer a ação de apenas um músculo individualmente, o qual desempenha um papel bem definido no leque de funções complementares necessárias. Assim, a ação do fisioterapeuta deve basear-se em conhecimentos científicos e sistêmicos.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Na assistência ao paciente com câncer, o fisioterapeuta deve atuar nos sintomas decorrentes da patologia e do tratamento, agravando as complicações como: dor, fraqueza muscular, tensão muscular, fadiga, perda de massa muscular, linfedemas, fibroses, retrações e aderências cicatriciais, diminuição da amplitude de movimentos, encurtamentos musculares, alterações posturais e alterações respiratórias.

II. A fisioterapia esportiva é uma especialidade focada em ações específicas para atletas, profissionais ou não, na busca por tratamento ou pela prevenção de lesões e/ou traumatismos. O objetivo final é garantir que o atleta tenha um rendimento exíguo e consiga praticar suas atividades físicas da forma mais débil possível ou mesmo, em alguns casos, possa reduzir o seu desempenho.

III. A articulação acromioclavicular é conhecida também como articulação do processo acromial da escápula e que corresponde a uma pequena articulação sinovial entre a ponta lateral da clavícula e o processo acromial da escápula. Essa articulação é classificada como uma articulação diartrodial irregular, pois, apesar de ser uma estrutura articular, permite apenas movimentos limitados.


Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:


I. A drenagem autógena utiliza inspirações e expirações lentas, de forma ativa, controladas pelo paciente, iniciando no volume de reserva expiratório até o volume de reserva inspiratório. Dessa forma, tenta-se a mobilização, inicialmente, de secreções de vias aéreas distais e posteriormente de vias aéreas mais proximais. A manobra visa a maximizar o fluxo de ar nas vias aéreas para melhorar a eliminação do muco e da ventilação pulmonar, sendo uma combinação de controle respiratório em vários níveis de volumes pulmonares.

II. A técnica de deslizamento da cápsula inferior do ombro para mobilização articular consiste em prender o braço do paciente, posicionando seu antebraço entre o braço e o corpo do fisioterapeuta. A mão caudal do fisioterapeuta fica na região próxima ao cotovelo do paciente, enquanto a mão cefálica estabiliza a escápula, realizando-se a mobilização da cabeça do úmero inferiormente. Esta manobra é utilizada quando há comprometimento no plano sagital da articulação (flexão e abdução de ombro).


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A fisioterapia em ortopedia e traumatologia atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças que acometem a cavidade bucal, como neoplasias e cárie bucal.

II. A fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas no corpo humano. Essa ciência exige a compreensão das diversas características dos sistemas muscular e esquelético, pois a realização de movimentos mais simples requer a ação de apenas um músculo individualmente, o qual desempenha um papel bem definido no leque de funções complementares necessárias. Assim, a ação do fisioterapeuta deve basear-se em conhecimentos científicos e sistêmicos, não apenas teóricos.

III. Para o tratamento do nervo mediano, o fisioterapeuta pode realizar a manutenção da posição estática ou realizar mobilizações oscilatórias do segmento na parte distal (punho), fazendo de 10 a 40 oscilações em 20 segundos. O tratamento do nervo mediano também pode ser realizado de forma ativa. O paciente realiza a abdução associada à depressão dos ombros bilateralmente, com um dos punhos inicialmente em flexão e o outro em extensão. O fisioterapeuta solicita que o paciente realize flexão e extensão alternadamente entre os punhos.


Marque a alternativa CORRETA:

#Questão 895843 - Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia, IADES, 2020, SES/DF, Multiprofissional em Urgência/Trauma - Fisioterapia

A disfunção femoropatelar é uma condição patológica multifatorial que afeta principalmente as mulheres. Testes clínicos tentam elucidar as possíveis causas biomecânicas para o desenvolvimento da disfunção, visando a estratégias de tratamento com base em raciocínio clínico.



Considerando as imagens apresentadas e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O valgismo dinâmico exacerbado do joelho pode levar à disfunção femoropatelar por causa da rotação femoral medial e lateralização da patela.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis