Questões sobre Fisioterapia Cardiovascular

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fisioterapia Cardiovascular

A insuficiência cardíaca (IC) tem constituído um problema de saúde com destaque para população idosa. A patologia primária da IC resulta das anormalidades na função cardiovascular, das alterações no fluxo sanguíneo periférico, do metabolismo e da morfologia muscular esquelética (na sua força e resistência), que contribuem, em grande parte, para a sintomatologia (fluxo periférico). Leia as afirmações a seguir sobre a IC.

I O treinamento físico induz a uma série de adaptações nos músculos esqueléticos, que inclui aumento da massa muscular, diminuição do conteúdo de mitocôndrias, incremento da atividade das enzimas oxidativas, menor extração de oxigênio do sangue e remodelamento na distribuição do tipo de fibras.

II O exercício afeta beneficamente alguns marcadores inflamatórios, melhorando a tolerância à atividade física. Dessa forma, produz-se uma liberação de fatores de relaxamento derivados do endotélio, cujo principal representante é o óxido nítrico, permitindo maior vasodilatação.

III Os pacientes com insuficiência cardíaca também apresentam múltiplas alterações na função respiratória, que podem ocorrer como resultado da força muscular aumentada, sendo esta secundária ao aumento do metabolismo, o que causa aumento no trabalho ventilatório, tanto em repouso quanto durante o exercício.

IV Estudos sistemáticos indicam que o exercício regular em pacientes com insuficiência cardíaca é seguro e se associa a um aumento de 16% do consumo de oxigênio pico. Em relação aos mecanismos hemodinâmicos centrais, os pacientes que ingressam na RCV apresentam incremento no débito cardíaco pico e frequência cardíaca máxima.

Das afirmações, estão corretas

Um paciente de trinta e cinco anos de idade procurou atendimento fisioterapêutico, queixando-se de dor na região inferior do dorso, entre o último arco costal e a prega glútea, há mais de seis meses. O paciente relatou que a dor irradia da região citada para o membro inferior direito, quando ele está em decúbito dorsal. Durante a avaliação, o fisioterapeuta realizou a manobra de elevar passivamente, a 40º, o membro inferior acometido, com o paciente em decúbito dorsal, mantendo o joelho em extensão, e verificou agravamento da dor quando o paciente realizou flexão da coluna lombar ao sentar-se.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

As evidências científicas sugerem que um programa de exercício cardiorrespiratório de trinta minutos, duas vezes por semana, após doze semanas, será eficaz na diminuição do quadro doloroso descrito.

Julgue os itens que se seguem, relativos às evidências científicas atuais do método de Pilates. A melhora da capacidade cardiorrespiratória, que pode ser avaliada por meio do teste cardiopulmonar, é um efeito terapêutico em resposta aos exercícios do método de Pilates.

Tendo em vista que pacientes que permanecem em UTI frequentemente são submetidos a repouso prolongado e que, nesse caso, a imobilidade reduz o glicogênio e o trifosfato de adenosina (ATP), responsáveis pelo fornecimento de energia para a contração muscular, julgue os itens que se seguem. A imobilidade prolongada pode causar alterações no sistema cardiovascular (hipotensão ortostática, redução do volume plasmático, diminuição do desempenho cardiovascular e tromboembolismo), sem comprometer o sistema renal.

O mecanismo de Frank-Starling no músculo cardíaco não depende do controle autônomo cardiovascular.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis