Questões de Fisioterapia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia do ano 2023

#Questão 925352 - Fisioterapia, , Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Fisioterapia

A amputação de membros inferiores é um evento que muda a vida, desde a locomoção básica até aspectos sociais e psicológicos. Aproximadamente, 40-80% das amputações de membros inferiores se deve a vasculopatia e diabetes. No entanto, em indivíduos mais jovens, a perda de membros inferiores ocorre principalmente devido a eventos traumáticos, como trânsito ou ferimentos por arma de fogo. Apesar das limitações impostas ao paciente, a amputação transtibial (TT), pelo menos quando realizada no terço distal da perna, permite ao paciente ter um estilo de vida fisicamente ativo após adaptação protética adequada e reabilitação. Sobre como a amputação transtibial (TT) afeta a distribuição do peso corporal, o senso voluntário de posição da articulação do joelho (JPS) e a força do quadríceps (QUA) e isquiotibiais (HAM) em pacientes com próteses, analise as afirmativas a seguir.
I. O peso corporal é suportado pelo membro não amputado (NAMP) na posição ortostática, não apenas em repouso mas também durante a marcha, aumentando a carga mecânica em suas articulações. Nos estágios iniciais da reabilitação, o membro NAMP suporta até 60% do peso corporal. Essa distribuição de peso assimétrica também produz alterações de equilíbrio, que aumentam o risco de queda, enquanto a maior demanda mecânica imposta ao membro saudável é sugerida como o principal fator para o desenvolvimento de osteoartrite e os sintomas de uso excessivo observados em pacientes com TT.
II. A amputação do membro foi previamente associada à atrofia muscular da coxa e permeação de gordura no coto em comparação com o membro sadio e indivíduos fisicamente aptos, cinemática da articulação do joelho modificada durante a marcha e subida de escadas e um músculo aumentado ativação voluntária do bíceps femoral – medida como o sinal de eletromiografia de superfície integrado – durante a marcha.
III. Uma melhor compreensão das alterações neuromusculares devido ao TT traumático é fundamental para o desenvolvimento de intervenções clínicas abrangentes e significativas. Embora as mudanças na distribuição do peso corporal após o TT estejam bem documentadas, a propriocepção consciente envolve cinesia, senso de força e senso de posição articular (JPS).
IV. Espera-se que o TT resulte na perda de populações inteiras de mecanorreceptores durante o evento traumático e a cirurgia. Teoricamente, apenas uma diminuição no número de mecanorreceptores é suficiente para o comprometimento da propriocepção. Além disso, os mecanorreceptores da cápsula articular são considerados as principais estruturas responsáveis por medir o movimento articular, e a contração muscular voluntária permite a avaliação de informações sensoriais provenientes dos fusos musculares e órgãos tendinosos de Golgi. Sugere-se que a falta de deficits de propriocepção pode ser explicada pela ausência das estruturas articulares do joelho (ou seja, cápsula articular, ligamentos e tendões) e pelas ações musculares voluntárias usadas durante o teste JPS.
V. Vários estudos têm investigado a força muscular de pacientes com TT. Além das diferenças metodológicas – avaliação isocinética vs. isométrica, diferentes velocidades e aparelhos – em geral, os estudos sugerem uma força reduzida tanto dos extensores quanto dos flexores do joelho em comparação com o membro hígido. Este é um achado clinicamente relevante, uma vez que a fraqueza muscular da coxa pode levar a um desempenho ruim durante a postura em pé e na marcha, comprometendo a execução de tarefas funcionais diárias.
Está correto o que se afirma em

#Questão 925353 - Fisioterapia, , Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Fisioterapia

O sedentarismo, que apresenta prevalência elevada no Brasil e no mundo, está fortemente relacionado às doenças cardiovasculares (DCV) e à mortalidade precoce. Em contrapartida, maiores volumes de atividade física são positivamente associados à melhor qualidade e à maior expectativa de vida, existindo uma forte e inversa associação dos diferentes componentes da mortalidade física com a mortalidade por todas as causas e com a ocorrência de eventos cardiovasculares desfavoráveis. Ou seja, quanto menor o nível de deficiência física, maior tende a ser a taxa de mortalidade. As características clínicas dos pacientes que se enquadrariam inicialmente no risco clínico alto segundo a Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardiovascular (2020) estão nas alternativas propostas, EXCETO:

#Questão 925354 - Fisioterapia, , Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Fisioterapia

A miríade de sintomas afeta significativamente a qualidade de vida e resulta em deficiências físicas e psicossociais, com implicações de longo alcance para a família, emprego e independência. As pessoas com fibromialgia são frequentemente intolerantes à atividade física e tendem a ter um estilo de vida sedentário, o que aumenta o risco de morbidade adicional. Como resultado de extensas queixas somáticas e incapacidade, as pessoas com fibromialgia normalmente fazem um número maior de consultas médicas a cada ano e recrutam mais especialistas para seus cuidados. Considerando que uma das novas propostas terapêuticas inclui o uso de plataformas vibratórias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A fibromialgia é uma síndrome crônica marcada por dor generalizada, fadiga, vigília não revigorada e sintomas cognitivos. A maioria das pessoas com fibromialgia apresenta sintomas gastrointestinais, além de distúrbios no sono, humor e cognição. Evidências atuais apoiam o modelo de amplificação central da percepção da dor, que pode ser desenvolvida e mantida por uma variedade de fatores que influenciam a desregulação de neurotransmissores e neuro-hormônios, como etiologia.
( ) O treinamento físico é comumente recomendado para adultos com fibromialgia. O exercício de vibração de corpo inteiro (WBV) usa uma plataforma oscilante vertical ou rotativa como um estímulo de exercício enquanto o indivíduo se envolve em posicionamento estático sustentado ou movimentos dinâmicos.
( ) WBV é caracterizada por transições cíclicas entre contrações musculares excêntricas e concêntricas. Alguns estudos demonstraram os efeitos imediatos da VCI sobre a atividade eletromiográfica (EMG). A vibração sentada, com frequências entre 0,3 Hz e 5 Hz (níveis de aceleração de pico entre 1,2 g e 2,0 g [12 m/s² e 20 m/s²]), demonstrou produzir atividade EMG síncrona de vibração no músculo eretor da espinha.
( ) A maioria dos pacientes refere alodinia e, nesses casos, a resposta à vibração de corpo inteiro (WBV) não é significativa. A vibração da plataforma engana o corpo fazendo-o pensar que está caindo, forçando os músculos a se contraírem e relaxarem dezenas de vezes a cada minuto.
( ) Para frequências de vibração geralmente aplicadas para fins de exercício, os efeitos na amplitude EMG do vasto lateral são maiores em 30 Hz do que em 40 Hz ou 50 Hz. As respostas EMG geralmente parecem ser mais pronunciadas na alternância lateral do que na WBV síncrona.
( ) Durante WBV, as vibrações são transmitidas em rápida sucessão de um segmento do corpo humano para o próximo (por exemplo, do pé à panturrilha, da panturrilha à coxa). A quantidade de energia vibratória transmitida depende da rigidez musculoesquelética e do amortecimento da vibração. A rigidez axial efetiva do corpo é aumentada por membros e leva a um aumento na frequência de ressonância. A postura apropriada pode ajudar a minimizar a ressonância. Ficar de pé no antepé envolverá atuadores da articulação do tornozelo (ou seja, os músculos da panturrilha) no processo de amortecimento, o que não é o caso quando a postura é no meio do pé. Colocar peso no antepé pode ajudar a evitar a ressonância e aumentar o amortecimento da musculatura, reduzindo, assim, a transmissão da vibração ao tronco.
( ) Entre as várias plataformas, podem distinguir-se dois tipos diferentes de transferência de energia. O primeiro tipo – WBV síncrona – transfere vibração para ambos os pés de forma síncrona, e o segundo tipo opera de forma alternada lateralmente, de modo que o pé direito fica mais baixo quando o pé esquerdo está mais alto (e vice-versa). Tem sido argumentado que a vibração lateral alternada evoca movimentos rotacionais ao redor do quadril e das articulações lombossacrais. Este movimento introduz um grau adicional de liberdade; portanto, a impedância mecânica de todo o corpo é maior na alternância lateral do que na VCI síncrona.
A sequência está correta em

#Questão 925355 - Fisioterapia, Neurofisiologia, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Fisioterapia

Envolvendo os músculos escalenos (anterior e médio), subclávio e pequeno peitoral, assim como pela clavícula e primeira costela, o nome Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) é designado para definir diversos sinais e sintomas causados pela compressão das estruturas neurovasculares presentes entre o pescoço e a axila, região na qual se encontram os vasos subclávio-axilares e o plexo braquial. Algumas manobras provocativas para a SDT têm sido descritas na literatura e são indicadas na avaliação físico-funcional das pacientes. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.

#Questão 925356 - Fisioterapia, , Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Fisioterapia

Com a previsão de epidemia de dor crônica nos países desenvolvidos, é imperativo validar técnicas seguras e com boa relação custo-benefício para o manejo de condições dolorosas que permitam às pessoas viver vidas ativas e produtivas. O que é necessário são tratamentos eficazes para a dor que tenham um perfil de risco aceitavelmente baixo. Por mais de quarenta anos, a terapia com laser (luz) de baixa intensidade (LLLT) e a terapia com LED (diodo emissor de luz), também conhecida como fotobiomodulação, demonstraram reduzir a inflamação e o edema, induzir analgesia e promover a cura em uma variedade de patologias musculoesqueléticas. Além disso, a aceitação do LLLT (que atualmente está sendo usado por muitas especialidades em todo o mundo) permitiria opções adicionais de tratamento para os pacientes. Sabe-se que processo de vasodilatação mediada por luz foi descrito pela primeira vez por RF Furchgott, em 1968, e sua pesquisa sobre as propriedades biológicas do óxido nítrico acabou levando ao prêmio Nobel em 1998. Para que a luz visível ou infravermelha de baixa potência tenha efeito em um sistema biológico, está INCORRETO afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis