Questões de Fisioterapia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia do ano 2022

A cinemática da rotação axial toracolombar é representada quando o indivíduo gira sua face 125° para a direita ou para a esquerda. A amplitude de movimento total da rotação toracolombar é de 35°. Essa soma é proveniente de 

No processo de Reabilitação Cardiopulmonar, a avaliação funcional do sistema respiratório é de suma importância, pois interfere diretamente na capacidade de exercício. A Fisioterapia Respiratória possui diversos instrumentos para avaliação funcional, dentre eles podemos citar:

I-A manovacuometria é um exame não invasivo que consiste na mensuração das pressões respiratórias estáticas máximas - PImáx (Pressão Inspiratória Máxima) e PEmáx (Pressão Expiratória Máxima). Quando a PIMáx está abaixo dos valores preditos, podemos considerar como fraqueza da musculatura inspiratória e quando a PEMáx está abaixo dos valores preditos, podemos considerar como fraqueza da musculatura expiratória.
II-A ventilometria é utilizada para avaliar volume corrente, volume minuto e capacidade vital lenta. Quando os valores estão abaixo do predito, podemos considerar como fraqueza de musculatura inspiratória.
III-O Peak Flow avalia a velocidade atingida pelo ar na fase expiratória, ou seja, o fluxo expiratório. Quando os valores estão abaixo do predito, isso pode sugerir alguma doença obstrutiva.
IV-A espirometria avalia os volumes e capacidades pulmonares, dentre eles: capacidade vital forçada (CVF), volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), capacidade vital lenta (CVL). Serve para diagnosticar distúrbios obstrutivos, restritivos ou mistos.

É CORRETO o que se afirma em:

Em pacientes com doenças respiratórias e cardíacas crônicas ou agudas, é comum a queixa de dispnéia, cansaço e intolerância ao exercício, sintomas que podem ser relatados aos pequenos, médios ou grandes esforços pelo paciente. A avaliação funcional é de suma importância antes de iniciar o programa de reabilitação cardiopulmonar, pois ela traz informações que podem ser utilizadas para diagnosticar o déficit de funcionalidade, avaliar o resultado da intervenção, predizer mortalidade e serve como base para prescrição do exercício. Neste contexto, o Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6min) é um instrumento amplamente utilizado na comunidade científica e no ambiente clínico, de baixo custo e de fácil execução. Sobre a aplicabilidade e interpretação do TC6min, analise as afirmações a seguir:

I-É permitido que o paciente pare durante o teste, caso apresente sintomas de falta de ar, cansaço ou dor nas pernas, e o cronômetro deve ser interrompido a cada vez que o paciente parar no teste, até finalizar os 6 minutos.
II-Sexo, altura e peso são fatores que interferem na distância percorrida pelo paciente durante o teste e essas variáveis estão presentes nas fórmulas para valores normativos.
III-Dor no peito (angina), dispnéia desproporcional ao esforço, cãibras nas pernas, palidez e sudorese fria são critérios para interrupção do teste.

É CORRETO o que se afirma em:

É proibido ao fisioterapeuta, segundo o artigo 30, do Código de Ética e Deontologia da fisioterapia:

O teste Time Up and Go (TUG) é um teste de fácil aplicação clínica, barato e eficiente para avaliação da mobilidade e do equilíbrio funcional, sendo utilizado frequentemente por fisioterapeutas em avaliações e pesquisas.


Utilizando de seus conhecimentos sobre o que foi dito, qual é o score-TUG que sugere alto risco de quedas, em pacientes idosos, por exemplo? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis