Questões de Fisioterapia do ano 2020

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia do ano 2020

Analise as afirmativas abaixo a respeito do propósito das órteses de membros inferiores utilizadas nos pacientes com doenças neuromusculares.
1. Deve o fisioterapeuta e a equipe de reabilitação, conhecedores do quadro clínico e evolutivo da patologia neuromuscular, estarem atentos à questão do gasto energético durante a utilização das órteses, principalmente se a proposta for a deambulação. 2. A escolha do material de confecção das órteses deve ser norteada por sua disponibilidade ou não, peso do paciente, tempo de utilização, se temporário ou definitivo. 3. Para um melhor desempenho do paciente, as órteses devem evitar fazer a contenção dos membros quando em treinamento de marcha ou equilíbrio dentro das paralelas. 4. A órtese tornozelo-pé (AFO), com um bloqueio em plantiflexão, pode ajudar a ajustar o déficit de diminuição no movimento de dorsiflexão do tornozelo que resulta em “marcha escavante” ou “arrastar dos dedos”. 5. As órteses de membros inferiores são dispositivos utilizados externamente com a finalidade de envolver estes segmentos, permitindo a sustentação do peso corporal quando em ortostatismo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Numa aula de cinesiologia e biomecânica, estudantes de fisioterapia realizaram uma avaliação minuciosa da marcha de um determinado paciente. O exame revelou queda brusca do pé após o apoio do calcanhar (uma anormalidade na marcha). O professor solicitou aos estudantes que identificassem a causa do problema. A hipótese formulada pelos estudantes que melhor explica o ocorrido é:

Alguns testes especiais são característicos à anatomia e às condições patológicas de cada articulação. Tomando como exemplo a articulação do ombro, a aplicação do teste de Yergason determina

Diferentes patologias podem comprometer a medula espinhal (ME) e, em razão da sua localização, estrutura anatômica, tratos e vias envolvidas, as manifestações clínicas são bastante variadas. Assim, podemos dizer que, numa lesão medular que compromete o neurônio motor inferior, a manifestação clínica apresentada é

Os nervos do membro superior originam-se do plexo braquial, estendem-se da região cervical para a axila e fornecem fibras motoras e sensoriais. O plexo braquial é formado pela união dos ramos ventrais dos nervos espinhais de C5 a C8 e T1, e situa-se entre os músculos escalenos anterior e médio. Assim, percebemos que o plexo braquial não inerva somente o membro superior, mas também os músculos das regiões cervical e torácica e, ainda, alguns da região dorsal. Sobre essas relações anatômicas (raízes nervosas e músculos inervados), está CORRETO o que se afirma na alternativa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis