Listagem de Questões sobre Geral
Ciclones extratropicais são tempestades formadas em médias e altas latitudes, comuns no sul do Brasil, caracterizados por um núcleo frio de baixa pressão. Recentemente o ciclone Catarina, por sua forma espiralada e seu núcleo bem nítido, chegou a ser classificado como um furacão de nível 1 (a escala vai até 5) e causou muitos prejuízos na costa dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, onde os ventos ultrapassaram 150 km/h. Ondas de até 7 m foram formadas longe da costa. A baixa pressão no núcleo do ciclone chegou a elevar o nível do mar em alguns metros ao se aproximar da costa, o que provocou inundações. Um único sistema desse tipo pode movimentar energia equivalente ao consumo anual de energia elétrica do Brasil, que é da ordem de 1018 joules.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Supondo-se que os ventos mantivessem uma velocidade linear constante enquanto se aproximassem do núcleo do ciclone em uma trajetória espiral, então um balão meteorológico que viajasse com o vento teria a sua velocidade angular de rotação em torno do núcleo do ciclone aumentada à medida que ele se aproximasse do núcleo.
Considere que, após a passagem do ciclone Catarina, encontrou-se uma placa de sinalização, montada em um poste de 2 m de altura, dobrada na base do poste. Nessa situação, se o poste suporta um torque máximo de 7.500 kg × m2/s2 sem se dobrar, então é correto concluir que o vento exerceu uma força superior a 10.000 newtons sobre a placa.
De acordo com o texto, é correto afirmar que ondas com comprimento de onda de 7 m chegaram a ser formadas no oceano.
Admitindo-se que a população brasileira seja de 150 milhões de habitantes, então, em média, cada habitante utiliza continuamente mais de 2 amperes de corrente elétrica a uma tensão de 220 V.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}