Listagem de Questões sobre Geral
A figura abaixo mostra o esquema de uma torre de perfuração de petróleo.
Um cabo de aço (1) está com uma de suas extremidades presa ao chão (2). Esse cabo de aço é esticado ao longo da torre até alcançar o bloco de coroamento (3), onde passa por uma roldana fixa. Após passar por essa roldana, o cabo vai verticalmente até o gancho de sustentação do tubo de perfuração (4), onde passa por uma roldana móvel, volta verticalmente para o bloco de coroamento passando pela roldana fixa e desce até o guincho (5). Se o tubo de perfuração (6) pesa 1,8 x 106N, a força que o guincho precisa fazer para sustentar o tubo vale, em newtons:
Considere que uma caixa d'água esteja situada a 20 m acima do nível do solo, no topo de um edifício. Acerca dessa situação, julgue os itens a seguir, considerando a densidade da água igual a 1.000 kg/m3, a aceleração da gravidade igual a 10 m/s-2 e a pressão de 1 atm igual a 105 Pa.
I - Caso a caixa d'água possua volume de 10 m3, serão necessários, no mínimo, 2 MJ de energia para enchê-la a partir do nível do solo.
II - O princípio de Pascal garante que uma pressão se distribui uniformemente dentro de um líquido. Portanto, a pressão no encanamento do 1º andar do edifício é igual à pressão no 2º andar.
III - Para bombear água para a caixa d'água a partir do nível do solo, é necessária uma pressão superior a 2 atm.
A quantidade de itens certos é igual a
0
1
2
3
Ana caminha a uma velocidade constante de 60 metros por minuto. Com essa velocidade, Ana percorrerá, em uma hora e meia:
5,4 quilômetros;
9,0 quilômetros;
540 metros;
900 metros;
1500 metros.
A tabela a seguir apresenta uma classificação de furacões em função da velocidade do vento.
Em 29 de agosto de 2005, o furacão Katrina atingiu o sul dos Estados Unidos com ventos que chegaram a 70 metros por segundo. Com base na tabela acima, a intensidade do furacão Katrina foi classificada como:
mínima;
moderada;
forte;
extrema;
catastrófica.
A lei de Lambert-Beer, descoberta independentemente por Pierre Bouguer, em 1729, Johann Heinrich Lambert, em 1760 e por August Beer, em 1852, é uma relação empírica que relata a absorção da luz às propriedades do material sobre a qual a luz atravessa. Em relação à lei de Lambert-Beer, assinale a alternativa incorreta:
A Lei de Lambert-Beer é válida para tanto para luz monocromática quanto policromática.
À relação I/Io, onde I corresponde à luz emergente e Io à luz incidente, dá-se o nome de transmitância (T).
A absorbância (A) é definida como logaritmo do inverso da transmitância (T), ou seja, A=log 1/T.
Uma solução segue a lei de Lambert-Beer quando a absorção devida ao solvente é insignificante.
A lei de Lambert-Beer não pode ser aplicada quando ocorre reação entre o absorvente e as moléculas do solvente.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}