Questões sobre Dinâmica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Dinâmica

Com relação aos princípios da física e suas aplicações, julgue os itens a seguir. Para que uma estrutura composta por treliças esteja em equilíbrio estático, o somatório das forças e o dos momentos devem ser, ambos, nulos.

#Questão 632489 - Física, Dinâmica, CESPE / CEBRASPE, 2008, INPE, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico

Antigamente, as pessoas acreditavam que no reino das estrelas e dos planetas as leis eram diferentes das leis na Terra. Diziam que a gravidade terrestre só atuava na Terra e a gravidade celeste só atuava no céu, e que as forças que agiam na Terra e no céu não se relacionavam umas com a outras, ou seja, não havia qualquer relação entre um planeta em órbita em torno do Sol e um objeto caindo de uma certa altura aqui na Terra. Newton descobriu que esses dois fenômenos são análogos. Hoje, um grande número de observações pode ser explicado por meio de suas leis.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Mover uma pedra grande é mais difícil que mover uma pedra pequena de mesma densidade porque, se ambas estão em repouso, a quantidade de movimento da pedra grande é maior.

Se a população inicial for de 600 indivíduos, então, no instante t = 10, haverá menos de 100.000 indivíduos.

Torna-se mais fácil de explicar aos alunos o conceito de trabalho quando se relaciona a variação da energia cinética de um objeto ao trabalho sobre esse objeto realizado por uma força resultante. É essencial fazê-los compreender que o trabalho depende das direções relativas entre as forças aplicadas no objeto e o seu deslocamento. Julgue os itens seguintes, que apresentam aplicações desse conceito e de suas implicações.

Na medida em que um objeto cai de certa altura, sua energia potencial U vai transformando-se em energia cinética E. Considerando-se que a energia potencial é igual a zero na superfície do solo e desconsiderando-se a resistência do ar, então, o gráfico a seguir representa corretamente essas energias em função da altura.

Um automóvel que viajava a 90 km/h estava a 52 m de uma barreira quando o motorista, percebendo o perigo, acionou os freios, que travaram instantaneamente as rodas. Quatro segundos depois, o carro se chocou com a barreira, após ter desenvolvido um movimento retilíneo uniformemente variado. Com relação a essa situação, julgue os itens a seguir. Os dados fornecidos permitem concluir que, após a frenagem, a aceleração constante que os freios imprimiram ao automóvel foi menor que 6 m/s2.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis