Questões de Finanças da CESPE / CEBRASPE

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Acerca das relações custo versus volume versus lucro, dos sistemas de custeamento, de orçamento e demais aspectos relacionados à administração de custos, julgue os itens subseqüentes.

O orçamento de caixa é a programação detalhada que mostra como os recursos financeiros serão conseguidos e utilizados durante determinado período. Sofre, assim, impactos provenientes de todos os orçamentos operacionais da organização, provocados pelas entradas e saídas de dinheiro para atender às programações constantes desses orçamentos.

Acerca das relações custo versus volume versus lucro, dos sistemas de custeamento, de orçamento e demais aspectos relacionados à administração de custos, julgue os itens subseqüentes.

Denomina-se centro de lucro qualquer segmento do negócio cujo gerente tenha controle total sobre o custo, a receita e sobre os recursos para investimento. Esses gerentes são freqüentemente avaliados por meio de medidas de retorno sobre o investimento ou sobre o lucro residual.

Acerca das relações custo versus volume versus lucro, dos sistemas de custeamento, de orçamento e demais aspectos relacionados à administração de custos, julgue os itens subseqüentes.

Custos indiretos são os que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados aos diferentes produtos. Não podem ser associados diretamente a nenhum produto específico, mas são alocados aos produtos por intermédio de parâmetros denominados base ou critério de rateio.

Acerca das relações custo versus volume versus lucro, dos sistemas de custeamento, de orçamento e demais aspectos relacionados à administração de custos, julgue os itens subseqüentes.

Custos fixos são aqueles cujos valores são os mesmos, independentemente do volume de produção da empresa e do decorrer do tempo.

Acerca das relações custo versus volume versus lucro, dos sistemas de custeamento, de orçamento e demais aspectos relacionados à administração de custos, julgue os itens subseqüentes.

O custeio por responsabilidade pressupõe a separação dos custos incorridos pelos diferentes níveis de responsabilidade. Os custos são divididos, dentro do sistema, não em função de produtos, mas de departamentos e, dentro destes, são divididos em controláveis e não-controláveis pelo chefe. Custos controláveis são aqueles que estão diretamente sob responsabilidade e controle de determinada pessoa cujo desempenho se quer analisar e controlar.

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