Questões sobre Patologia Clínica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Patologia Clínica

#Questão 473859 - Farmácia, Patologia Clínica, CESPE / CEBRASPE, 2011, FUB, Médico Multiprofissional em Atenção Cardiopulmonar

Julgue os itens a seguir, acerca da farmacocinética em casos especiais, como os de hepatopatas, nefropatas, crianças e idosos.

Em insuficiência renal crônica, quando a depuração da creatinina endógena for inferior a 50 mL/minuto, fármacos com excreção urinária exclusiva ou predominante devem ser evitados ou podem ter seu esquema de administração reajustado, mediante modificação de dose ou de intervalo entre doses. Caso contrário, haverá efeito cumulativo, pois sua meia-vida fica aumentada proporcionalmente ao déficit de função renal.

Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do SNC, lentamente progressiva, idiopática, que se caracteriza por rigidez muscular, tremor de repouso, diminuição da mobilidade e instabilidade postural. A anomalia principal consiste na perda de neurônios de uma área específica do cérebro, o que provoca a diminuição da dopamina, alterando os movimentos chamados extrapiramidais. Julgue os itens a seguir, a respeito da neurotransmissão mediada por esse neurotransmissor.

I Além da dopamina, o glutamato e as prostaglandinas são exemplos de mediadores químicos do SNC.

II Os termos neuromodulador e neurotransmissor são similares no SNC.

III No SNC, apenas os neurônios desempenham papel sinalizador com a liberação de mediadores químicos.

IV Devido à complexidade das interconexões neuronais presentes no SNC, a interferência induzida por fármacos nesses sistemas pode apresentar diversos efeitos adversos.

V No SNC, a dopamina age principalmente nos canais controlados por voltagem.

A quantidade de itens certos é igual a

A miastenia grave é uma doença autoimune que se caracteriza por fraqueza muscular severa, com fadiga dos músculos voluntários, tipicamente dos músculos faciais, levando à morte por parada diafragmática, decorrente da presença insuficiente da acetilcolina na fenda sináptica. Com relação à produção, à liberação e à metabolização desse neutrotransmissor, assinale a opção correta.

A esquizofrenia é uma doença mental crônica, classificada como psicótica, em que o paciente tem dificuldade de reconhecer a realidade, de pensar logicamente e de se comportar normalmente em sociedade. Seu tratamento envolve uma combinação de tratamentos farmacológicos, psicológicos e sociais. A respeito dos fármacos utilizados no tratamento dessa enfermidade, assinale a opção correta.

Assinale a alternativa verdadeira, cujos resultados laboratoriais são compatíveis com anemia ferropriva.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis