Questões sobre Medicamentos e tratamentos clínicos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicamentos e tratamentos clínicos

Com base na resolução apresentada, julgue os itens a seguir.

O uso racional de medicamentos é um processo pelo qual os pacientes recebem medicamentos em doses apropriadas às respectivas características individuais, pelo tempo adequado, em concordância com as próprias necessidades clínicas, independentemente do custo necessário para a instalação do referido processo.

Paciente, gênero feminino, 49 anos de idade, casada, bancária, IMC 31 Kg/m2, asmática, mas em tratamento, foi atendida no serviço de cardiologia do Hospital Universitário de sua cidade, queixando-se de fortes cefaleias de localização occipital associadas a escotomas cintilantes. A paciente mencionou que, há uma semana, procurou uma farmácia e aferiu a pressão arterial por três dias consecutivos, e os resultados revelaram aumento significativo na pressão arterial. Após a anamnese e aliado aos exames complementares, chegou-se ao diagnóstico de hipertensão arterial.

Considerando o caso clínico apresentado e com base nos fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial, julgue os itens a seguir.

Enquanto a redução das correntes de cálcio nas artérias correlaciona-se ao mecanismo vasodilatador e antihipertensivo dos bloqueadores de canais de cálcio do tipo L, por exemplo, a nifedipina, a taquicardia reflexa, o edema maleolar e o rubor facial configuram as principais reações adversas associadas ao uso desse fármaco.

Um dos grandes desafios dos farmacêuticos clínicos no ambiente hospitalar consiste na sugestão, padronização e atualização dos antibacterianos a serem empregados no tratamento das enfermidades. A respeito dos antibacterianos, julgue os itens a seguir. A piperacilina, entre as penicilinas de uso hospitalar, compreende o representante da classe com maior espectro de ação contra infecções causadas por Pseudomonas aeruginosa. Além disso, essa penicilina é comercializada em associação com o tazobactam, um inibidor de betalactamase, capaz de ampliar ainda mais o espectro de ação da piperacilina.

Em um serviço de emergência de certo hospital da rede pública, um paciente, gênero masculino, de 22 anos de idade, residente em região carente de saneamento básico, soropositivo para o HIV, apresentou-se com tosse produtiva e relatando febre intermitente nos últimos sete dias. Após anamnese, a equipe observou que o paciente estava debilitado, com desidratação e desnutrição. A análise dos exames laboratoriais mostrou resultado positivo para tuberculose. Ao confirmar o diagnóstico, a farmacoterapia foi iniciada pelo esquema básico e, em algumas semanas, houve melhora considerável do quadro clínico. Todavia, com o desaparecimento dos sintomas, o paciente abandonou o tratamento e acabou tendo uma recaída, que o levou de volta ao serviço.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A interrupção da farmacoterapia, no caso de tuberculose, foi a única causa para o retorno do paciente.

Determinado usuário, gênero masculino, 46 anos de idade, 1,60 m de altura e 89,6 kg, foi atendido por um médico endocrinologista em uma unidade básica do Sistema Único de Saúde. Durante a consulta médica, o profissional analisou e interpretou os exames laboratoriais, fornecendo o diagnóstico de diabetes mellitus (DM) tipo 2 ao paciente. Nesse momento, o médico solicitou a presença do farmacêutico para discutirem os resultados laboratoriais encontrados nesse usuário.

Considerando os dados laboratoriais apresentados, julgue os itens a seguir.

Para escolha da farmacoterapia mais apropriada, é fundamental realizar o cálculo do valor de resistência à insulina e do índice de massa corporal (IMC).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis