Questões sobre Imunofarmacologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Imunofarmacologia

Diante de um caso suspeito ou confirmado de Dengue pelo sorotipo DENV4, nos estados sem transmissão endêmica deste sorotipo, o profissional de saúde deverá

Com relação a sífilis, assinale a alternativa INCORRETA:

“Uma das características utilizadas para a seleção de um agente antimicrobiano é fator ligado ao hospedeiro. Os fatores inatos do hospedeiro podem constituir não apenas os principais determinantes do tipo de fármaco selecionado, como também de sua posologia, via de administração, risco e natureza dos efeitos adversos e eficácia terapêutica.” Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No hospedeiro imunocompetente, a simples interrupção da multiplicação dos micro-organismos com um agente bacteriostático é frequentemente suficiente para curar uma infecção.

( ) A presença de corpo estranho em local infectado aumenta consideravelmente a possibilidade de sucesso da terapia antimicrobiana por facilitar o acesso do local infectado.

( ) A acloridria em crianças de pouca idade e no indivíduo idoso pode alterar a absorção dos agentes antimicrobianos administrados por via oral.

( ) Os antimicrobianos mais comuns (como por exemplo, as sulfonamidas) não são transferidos da mãe para a criança durante o aleitamento, portanto não é um fator a ser considerado durante a seleção de um antimicrobiano.

A sequência está correta em

Os agentes ansiolíticos estão entre as principais substâncias prescritas com maior frequência e são utilizadas regularmente na maioria dos países desenvolvidos. Quanto à classificação dos agentes ansiolíticos e/ou hipnóticos e sua descrição, é possível afirmar:

A rubéola continua a se manifestar na população, apesar das campanhas de vacinação. É uma doença normalmente moderada e o contágio ocorre por via respiratória, com um período de incubação variando entre 2 a 3 semanas. Os sintomas constituem-se de um rash cutâneo maculopapular, com linfadenopatia suboccipital. Os anticorpos antirrubéola são detectáveis logo após o desaparecimento do fenômeno cutâneo. Os primeiros a aparecer são da classe IgM, detectáveis cerca de 4 a 5 semanas após a infecção (ou vacinação). Atualmente, métodos ultrassensíveis possibilitam sua detecção por mais tempo (6 meses ou mais). A seguir, aparecem os da classe IgG, que, quer por infecção natural ou por vacinação, persistem pelo resto da vida. A infecção quase sempre confere imunidade permanente. Entretanto, a reinfecção pode ocorrer, especialmente nos indivíduos vacinados, apresentando aumento da concentração de anticorpos da classe IgG. A resposta de anticorpos da classe IgM está tipicamente ausente ou baixa, mas pode acontecer, embora raramente, o que dificulta significativamente sua interpretação.

Assinale a alternativa que contém o agente causador da rubéola:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis