Questões sobre Farmacologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Farmacologia

    Uma paciente de 54 anos de idade, internada em uma unidade de terapia intensiva, apresenta o seguinte resultado de gasometria arterial: pH = 7,42; pO2 = 99; pCO2 = 21,39; HCO3 = 18,12; e BE = 8.
Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que o desequilíbrio ácido-básico encontrado e a conduta esperada para a correção são, respectivamente,

Em 1842, Crawford Long, um médico do interior rural da Geórgia, empregou, pela primeira vez, a anestesia por éter, mas foi somente em 1846, após a primeira demonstração pública feita por Willian Morton, um dentista e estudante de medicina de Boston, que a anestesia geral obteve reconhecimento mundial, engendrando uma revolução no tratamento médico. Embora não seja mais usado na prática moderna, o éter foi o primeiro anestésico ideal. Sua síntese química em estado puro é fácil e relativamente atóxica para os órgãos vitais. Atualmente, são diversos os medicamentos que podem ser utilizados como combinações anestésicas. No que se refere aos mecanismos celulares, julgue os itens que se seguem. I Os anestésicos inalatórios podem hiperpolarizar os neurônios, o que pode ser um efeito importante sobre os neurônios que servem de marcapasso e sobre os circuitos geradores de padrão. II Em concentrações anestésicas, os inalatórios e os intravenosos têm efeitos mínimos sobre as transmissões sinápticas, mas muito maiores sobre a geração e a propagação do potencial de ação. III Os anestésicos intravenosos produzem uma faixa mais estreita de efeitos fisiológicos. Suas principais ações acontecem na sinapse, onde ocorrem efeitos profundos e relativamente específicos sobre a resposta pós-sináptica ao neurotransmissor liberado. IV A maior parte dos intravenosos age predominantemente pela intensificação da neurotransmissão inibitória, ao passo que a cetamina impede, de forma preponderante, a neurotransmissão excitatória nas sinapses glutamatérgicas. A quantidade de itens certos é igual a

O princípio fundamental da farmacocinética clínica é o de que existe uma relação entre os efeitos farmacológicos e a concentração disponível dos fármacos no sangue ou no plasma, por exemplo. Essa relação foi documentada para muitos fármacos e traz vantagens para o tratamento dos pacientes. Nesse contexto, a depuração é o conceito mais importante a ser considerado durante o planejamento de um esquema racional de administração prolongada de um fármaco. Em geral, o médico, quando prescreve um fármaco, deseja manter suas concentrações em equilíbrio dentro da janela terapêutica associada à eficácia e ao mínimo de efeitos tóxicos. Supondo que a biodisponibilidade de um fármaco seja total, julgue os itens seguintes. I A concentração do fármaco no estado de equilíbrio no organismo será atingida quando a taxa de eliminação for menor que a taxa de administração do fármaco. II Se a concentração desejada do fármaco em equilíbrio no plasma ou no sangue for conhecida, a taxa de depuração da substância determinará a frequência com que o fármaco deverá ser administrado. III Entendendo-se que a biodisponibilidade total está diretamente relacionada à depuração, é correto afirmar que o valor da depuração para determinado fármaco, em geral, é constante ao longo da faixa de concentrações encontradas na prática clínica. Assinale a alternativa correta.

Quando um fármaco entra no corpo, o organismo começa imediatamente a processá-lo, por meio da absorção, da distribuição, do metabolismo e da eliminação. Trata-se do processo conhecido como farmacocinética. Na etapa de distribuição, alguns fármacos circulam, na corrente sanguínea, ligados a proteínas plasmáticas. Os principais carreadores dos fármacos ácidos e dos fármacos básicos são, respectivamente, o(a) 

Analise as afirmativas a seguir sobre os problemas relacionados ao uso de medicamentos de acordo com o referencial do Pharmacotherapy Workup (PW).


I. A avaliação da farmacoterapia se inicia pela adesão do paciente, sendo que o PRM 1 sinaliza que o paciente não adere ao tratamento.


II. Quando o farmacêutico identifica um PRM 2, há a necessidade de inclusão de um medicamento na farmacoterapia.


III. Interações medicamentosas podem ocasionar PRM 4, de dose baixa, ou PRM 5, de reação adversa a medicamentos.


Estão corretas as afirmativas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis