Questões sobre Coleta de Material Biológico e Biossegurança Aplicada às Ciências Farmacêuticas

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Listagem de Questões sobre Coleta de Material Biológico e Biossegurança Aplicada às Ciências Farmacêuticas

A água de abastecimento, o sistema de tratamento de água e a água tratada devem ser monitorados regularmente e mantidos os registros desses resultados. Das afirmativas abaixo em relação à água para Preparação de Estéreis, assinale a INCORRETA.

O novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) possuiu transmissão de alto risco individual e moderado risco para a comunidade. Portanto, todos os RESÍDUOS provenientes da assistência a pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus devem ser enquadrados na categoria A1, conforme Resolução RDC Nº 222/18. Qual das afirmativas abaixo, em relação à Classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde NÃO faz parte do subgrupo A1:

Com base nessas diretrizes, que são agravadas pelo cenário de pandemia, os proprietários de farmácias devem estar atentos às recomendações de higienização dos ambientes. Em conformidade com os apontamentos do Ministério da Saúde (MS), algumas recomendações para a limpeza dos estabelecimentos são:

I. Produtos para limpeza: As substâncias indicadas para limpeza e desinfecção dos ambientes são, principalmente, solução de hipoclorito 1%, álcool 70% e detergentes que contenham cloro ativo. Além disso, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomenda água sanitária e desinfetantes em geral, para higienização de superfícies e objetos.

II. Higienização das roupas: as autoridades de saúde recomendam que as vestimentas dos profissionais sejam esterilizadas, ao menos, duas vezes por semana. No entanto, o funcionário deve trocar de roupa, imediatamente, caso tenha contato com algum paciente, supostamente, infectado. Para a esterilização, é recomendado que a lavagem seja feita com água quente, em 75 graus, deixando de molho por 30 minutos. Caso seja necessário um procedimento mais rápido, a temperatura pode ser aumentada para 80 graus, deixando em repouso por 10 minutos.

III. Utensílios para instrumentação clínica: objetos como estetoscópios, termômetros, glicosímetros, aparelho de pressão, balanças, entre outros, que fazem parte do cotidiano das farmácias, devem ser higienizados com álcool líquido 70% após cada utilização.

IV. Ambientes da farmácia e aparelhos: chão, banheiros, pias, balcão, além de equipamentos como refrigerados e ar-condicionado, por exemplo, devem ser desinfetados com cloro ativo ou solução hipoclorito 1%. Esse procedimento de limpeza deve ser realizado, ao menos, uma vez ao dia.

V. Armazenamento de produtos de limpeza e precauções: os utensílios utilizados para limpeza da farmácia devem ser guardados em uma área própria, separadamente, dos demais ambientes da unidade de saúde. Durante a aplicação desses produtos, a recomendação é seguir os apontamentos do fabricante. Além disso, o uso de luvas e óculos de proteção também são indicados para o manuseio de muitas desses objetos e substâncias.

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