Questões sobre Analise Clínica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Analise Clínica

Um Farmacêutico ao analisar uma lâmina hematológica evidencia a presença de 60 eritroblastos em 100 leucócitos contadas. Considerando que a contagem global de leucócitos é de 22.000 cél/mm3 e é necessária a correção deste valor. Qual dos valores abaixo representa esta correção?

Paciente do sexo masculino, 35 anos, apresenta queixa de dor abdominal e fadiga há mais de seis meses. Seus exames apresentam os seguintes resultados: ALT= 120 UI/l, AST=98 UI/l, HBsAg= positivo, Anti-HBc-IgG= positivo, Anti-HBc-IgM= negativo, HVA-IgG= negativo, HVA-IgM= negativo, Anti-HBsAg= negativo, Anti-HCV= negativo, HBeAg= positivo, Anti-HBeAg= negativo. Com base neste resultado o provável diagnóstico é:

Paciente soropositivo para HIV-1, após 6 anos convivendo com o vírus, sem uso de antirretrovirais, começou a apresentar perda excessiva de peso, graves infecções oportunistas na pele, tuberculose e meningite por Criptococcus neoformans. Seu médico solicita a quantificação de linfócitos e carga viral do HIV-1. Verifique dentre os dados abaixo, aquele mais compatível com o quadro clínico do paciente.

A dengue é uma doença infeciosa que possui 4 sorotipos de vírus e há vários anos percebemos a introdução destes sorotipos em nosso meio, sendo que cada vez mais os riscos da febre do dengue hemorrágica se faz presente. Os efeitos da replicação do vírus em órgãos e sistemas, juntamente com a imunoamplificação da resposta imune, conduzem o indivíduo a quadro clínico preocupante a avassalador. Assinale a resposta que mais caracteriza os achados laboratoriais.

A triagem sorológica de potenciais doadores de sangue é obrigatória devido à grande variedade de patógenos que podem ser transmitidos durante a doação de sangue. Para a correta condução dessa triagem, uma série de ações é indicada. Baseado nas indicações preconizadas pela Resolução ANVISA RDC nº 153 para a triagem sorológica, julgue os itens de 45 a 49.

Os exames considerados de qualificação no sangue do doador são exames imuno-hematológicos de tipificação ABO, de determinação do fator Rh (D), as provas para a detecção de anticorpos irregulares e os controles de qualidade dos reativos e das técnicas empregadas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis