Para a seqüência de números (1,1,3,4), a variância é igual a:
Suponha que na estimação de um parâmetro unidimensional você esteja pensando em usar um certo estimador T; você percebe que esse estimador é não viesado para
e que sua variância coincide com o limite inferior de Cramér-Rao. Nesse caso, avalie as seguintes afirmativas acerca desse estimador T:
I – Nenhum outro estimador de tem variância menor que a de T.
II – T é um estimador não viesado de variância uniformemente mínima para ...
ATENÇÃO: O enunciado a seguir vale para as questões 74 e 75.
que maximiza a variância no modelo descrito pela função de densidade f(x) é:
As notas de dez alunos num exame estão dadas a seguir:
2 5 8 3 6 5 8 7 6 10
O desvio médio e a variância dessas notas podem ser expressos, respectivamente, por:
Em uma lista de cem valores, oitenta são iguais a 1 e os demais são nulos. A variância dessa lista é igual a:
A variância de um amostra x1, x2,..., xn de n números pode ser definida como
Nesse caso, a variância da amostra: 1, 3, 4, 6, 1 é igual a:
Considere o modelo de regressão linear 1 ,
, onde os
representam observações da variável resposta Y , os
representam observações da variável exógena x , α e β são parâmetros desconhecidos e os i ε são erros não correlacionados com média nula e variância constante. Parte da tabela de análise de variância é dada abaixo. Sabe-se que a média dos valores da variável exógena é 30 e que a soma dos quadrados de seus desvios relativos a essa média é 1.000. Assinale a opção que dá o valor da variância do preditor de y correspondente a x = 40.

Com base nas informações do texto e da figura acima, julgue os itens a seguir.
A variância amostral desses preços é superior a R$ 430,00.
A variância da pequena amostra das oscilações do índice IBOVESPA observado entre os meses 01 e 05 de X1 é:
Observe as idades a seguir:

A variância dessas idades pode ser igual a: