Questões de Engenharia Química da NCE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Química da NCE

Um sedimentador contínuo foi projetado para operar a 400 C e vem funcionando a contento no limite máximo de sua capacidade. Se a temperatura de sua alimentação diminuir para 200 C, uma medida operacional que poderá manter inalterada a qualidade do clarificado por ele produzido é:

Considere o reator de mistura perfeita com camisa de refrigeração mostrado abaixo, no qual há duas malhas de controle (os dispositivos de medida não são mostrados para simplificar a figura):

- MALHA 1: a temperatura T é controlada pelo controlador de temperatura TC, que manipula a vazão de refrigerante para a camisa;

 - MALHA 2: a concentração do reagente A no reator CA é controlada pelo controlador de composição CC, que manipula a vazão de alimentação F para o reator.

 Se a temperatura Ti e a concentração na alimentação CAi estão sujeitas a alterações, pode-se afirmar que:

As especificações de um problema de projeto de coluna de destilação, dotada de um condensador total e de um refervedor parcial, para a separação de uma mistura binária, pelo método de McCabe-Thiele, conduziram ao diagrama a seguir, no qual a reta horizontal corresponde à única corrente de alimentação à coluna:

 Sabendo-se que as frações molares de A nas correntes de saída da coluna, no refervedor e no condensador, são respectivamente de 0,10 e 0,9, então, o valor mínimo da razão de refluxo externa na seção de retificação desta coluna é:

Uma mistura binária é alimentada a um tambor de "flash" ("destilação integral") que opera no estado estacionário. A constante de equilíbrio de fases do composto representam, respectivamente, as frações molares do composto A nas fases vapor e líquida, é igual a 5 e a do composto B é igual a 0,5. O "flash" separa a mistura em duas correntes, uma líquida e outra vapor de igual vazão molar. A fração molar do composto A na corrente de alimentação ao "flash" é igual a:

Um equipamento de destilação em batelada diferencial (isto é, um único estágio de equilíbrio, sem refluxo) será usado para separar uma mistura binária de A e B, inicialmente líquida, cuja fração molar do composto A é igual a 0,2. Sabendo-se que a volatilidade relativa, definida como a razão entre as volatilidades de A e de B, é constante e igual a 2, determina-se que a fração molar instantânea do composto A no destilado, no instante em que este começa a aparecer, é igual a:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis