Questões de Engenharia Química da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Química da FGV

Em uma pesquisa que visava avaliar a qualidade da água no processo de enchimento de um lago de mineração, procedeu-se a análise hidrobiológica com a determinação de espécies do grupo plâncton. Este grupo é constituído por organismos que vivem em suspensão na água, podendo ser agrupados em fitoplâncton, bacterioplâncton e zooplâncton. O fitoplâncton, por sua vez, é um grupo onde se inclui

A cavitação é a formação de bolhas de vapor em um fluido em decorrência da diminuição de pressão durante o escoamento do mesmo. As bolhas, formadas no interior da bomba, sofrem implosão quando atingem uma região de alta pressão causando perda de rendimento. Para evitar a cavitação é necessário avaliar o parâmetro de desempenho chamado de carga de sucção positiva líquida (NPSH) do sistema.

Sabendo que um sistema bombeia água para a injeção em uma caldeira a 25°C e a carga na entrada da bomba é de 3,8 metros, a NPSH disponível do sistema, em metros, é de, aproximadamente,

Dados: pressão de vapor (H2O, 25°C) =3,2 kPa; densidade (H2O) = 1000 kg.m-3; g = 10 m.s-2.

Fluidos não newtonianos são aqueles em que a relação entre tensão de cisalhamento e taxa de deformação é não linear.

Um exemplo de fluido não newtoniano é a tinta, que é muito viscosa ao ser retirada da lata, porém, ao ser aplicada na parede, a camada de tinta formada é submetida a uma grande tensão de cisalhamento, diminuindo sua viscosidade aparente.

Este comportamento é característico dos fluidos

A desinfecção é o processo usado para destruir ou inativar organismos patogênicos, como vírus, fungos, bactérias e protozoários. Para esta etapa do tratamento de água, é possível o uso de calor, radiação ultravioleta ou tratamento químico. Um exemplo de tratamento químico é a cloração da água. Assinale a opção que indica um agente de desinfecção por cloração.

#Questão 444071 - Engenharia Química, Geral, FGV, 2006, POTIGÁS/RN, Engenheiro (Pleno e Júnior)

Um tanque A (cilíndrico) descarrega água, por um orifício, para um tanque B, que, por sua vez, descarrega a água por um orifício. Supondo o sistema em equilíbrio, ou seja, tanto o nível do tanque A quanto o de B permanecem constantes. Determine o valor do coeficiente de velocidade do orifício do tanque B.
Dados:

g = 10m/s2
área da base do tanque A= 20m2
área da base do tanque B= 10m2
coeficiente de contração dos orifícios=0,6
área de cada orifício=0,1m2
coeficiente de velocidade de (CV) vazão do orifício do tanque A=0,97

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis