Questões de Engenharia Química da CESGRANRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Química da CESGRANRIO

#Questão 445578 - Engenharia Química, Geral, CESGRANRIO, 2011, Petrobras, Engenheiro de Processamento Júnior

#Questão 445580 - Engenharia Química, Geral, CESGRANRIO, 2011, Petrobras, Engenheiro de Processamento Júnior

#Questão 445582 - Engenharia Química, Geral, CESGRANRIO, 2011, Petrobras, Engenheiro de Processamento Júnior

Ar úmido a 75 ºC, 1 bar e 30% de umidade relativa é alimentado com uma vazão de 1.000 m3/h em um processo químico. Considerando-se o gás ideal, a constante universal dos gases igual a 0,0831 m3.bar/kmol.K e que a pressão de vapor da água a 75 ºC é 0,386 bar, a vazão molar do ar seco, em kmol/h, está entre

#Questão 445569 - Engenharia Química, Geral, CESGRANRIO, 2011, Petrobras, Engenheiro de Processamento Júnior

A fim de recuperar energia do seu processo, uma empresa instalou um equipamento de troca térmica para aquecer uma corrente de ar e resfriar o gás que sai do processo. Sabe-se que o gás é uma mistura contendo metano e vapor d’água e que, com o passar das campanhas, o equipamento, na parte fria, apresenta um ataque corrosivo severo que provoca a perda de uma grande parte da sua massa de aço. Sobre o caso citado, são feitas as afirmativas a seguir.

I - A parte fria do equipamento deve apresentar a menor temperatura possível e, assim, não será alcançado o ponto de orvalho do ar.

II - A temperatura de operação da parte fria deve ser tal que a pressão de vapor da água não se iguale à pressão parcial do vapor d’água.

III - A temperatura de operação da parte quente deve ser tal que a pressão de vapor do CH4 não se iguale à pressão parcial do vapor d’água.

IV - A qualquer temperatura de operação, sempre haverá condensação de uma mistura de CH4 e água.

Está correto APENAS o que se afirma em

#Questão 445577 - Engenharia Química, Geral, CESGRANRIO, 2011, Petrobras, Engenheiro de Processamento Júnior

Um grande reservatório aberto para a atmosfera armazena um líquido de massa específica p em um local onde a aceleração da gravidade é g. Para esvaziá-lo, usa-se um sifão que descarrega à pressão atmosférica (patm), estando a superfície livre do líquido no reservatório a uma altura H acima do ponto de descarga. Suponha que o líquido seja ideal/invíscido com pressão de vapor igual a pv. Para que não haja interrupção de seu escoamento através do sifão, o líquido deve permanecer abaixo de um plano horizontal cuja cota em relação à sua superfície livre é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis