Questões de Engenharia Química do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Química do ano 2005

A determinação de nitrito em águas é realizada através de método colorimétrico, ou seja, reação de diazotação da sulfanilamida e acoplamento ao diidrocloreto de N-(1-naftil) etilenodiamina, em meio ácido. A concentração de nitrito é determinada através de leitura de absorbância em espectrofotômetro, no comprimento de onda de 550 nm. Uma curva padrão utilizando soluções-padrão de nitrito foi levantada. Os resultados estão ilustrados na tabela abaixo.

*Obs. Os valores de absorbância estão descontados o valor da absorbância do ensaio em branco.

Em uma amostra de água de rio foi realizada a análise de nitrito e foi lida uma absorbância de 0,03 (valor já descontando a absorbância do ensaio em branco). Neste rio, a concentração de nitrito, em mg NO2 –/L, é de:

Para a determinação de ácido acético contido no vinagre foi tomada uma amostra de 20 g de vinagre e completado o seu volume a 100 mL em um balão volumétrico. Foram titulados 25 mL dessa solução com solução padrão de hidróxido de sódio, 0,100 M. Foi utilizado como indicador a fenolftaleína e o volume gasto de hidróxido de sódio foi de 35 mL. O teor de ácido acético, em g, presente em 100 g desse vinagre é:

O ânion iodeto é normalmente determinado, em amostras aquosas, por precipitação na forma de iodeto de prata. Numa amostra de 100 mL de uma água, tomada para análise de iodeto, foi adicionado nitrato de prata em excesso. Após os procedimentos de filtragem, secagem e pesagem do precipitado a peso constante, foi obtida uma massa de precipitado de 10 mg. A concentração de iodeto, em mg/L, nesta água era de:

Na figura abaixo está ilustrado o comportamento da queda de pressão num leito mais compacto, e depois fluidizado, à medida que a velocidade do fluxo permeante ascendente aumenta.

O ponto de fluidização é:

Para calcular a viscosidade de um líquido (P; = 1,3 g/cm3) foi aplicada a Lei de Stokes (velocidade terminal de uma partícula esférica em escoamento laminar) em um viscosímetro de bola. Neste instrumento, uma bola de diâmetro 6 mm (Ps= 2,3 g/cm3) cai em um tubo contendo esse líquido e percorre uma distância de 20 cm. O tempo que a bola leva para percorrer essa distância é de 60 segundos. A viscosidade desse líquido, em kg.m.s-1, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis