Questões de Engenharia Naval da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Engenharia Naval da CESPE / CEBRASPE

No que se refere a hidrodinâmica, julgue os itens a seguir. Para se acelerar um corpo em um meio fluido infinito, deve-se aplicar sobre ele uma força para vencer a resistência do fluido. Essa resistência é composta de duas contribuições: uma força proporcional e contrária à aceleração do corpo e outra que é função da velocidade.

No que se refere a hidrodinâmica, julgue os itens a seguir. A linha do ITTC é considerada uma linha de extrapolação de resultados de testes da escala do modelo de um navio para a escala do navio. Ela também é vista como a curva de resistência friccional do navio. Conseqüentemente, ela varia com o número de Reynolds, de tal forma que o coeficiente de resistência friccional aumenta com a velocidade.

Acerca de arquitetura naval, julgue os seguintes itens. Considere que, em uma embarcação com deslocamento de 8.900 ton, KM igual a 9.400 m e KG igual a 7.620 m, uma carga de 200 ton seja movimentada do porão inferior (KG = 4,26 m) para o convés superior (KG = 12,60 m). Nesse caso, o momento de restauração para uma inclinação de 5º após a operação realizada encontra-se entre 1.200 e 1.300 ton.m.

Acerca de arquitetura naval, julgue os seguintes itens. A curva de estabilidade estática (CEE), que relaciona o braço de endireitamento com o ângulo de inclinação da unidade flutuante, depende da condição de carregamento, ou seja, do deslocamento e da posição do centro de gravidade da unidade na condição analisada.

Acerca de arquitetura naval, julgue os seguintes itens. Na condição de alagamento, o ângulo de banda máximo para uma unidade do tipo semi-submersível é de 25º e a penetração horizontal de uma avaria, segundo o código IMO MODU CODE, deve ser considerada de 1,5 m.

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