Listagem de Questões sobre Geral
Para o estudo da localização de um novo porto, foram tiradas fotografias aéreas de várias partes da costa e oceano vizinho, de forma a permitir a avaliação das direções e alturas das ondas que atingem a região, assim como da movimentação das areias na costa. A propósito dessa situação, cada um dos próximos itens apresenta um quadro hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Em profundidades iguais ou superiores à metade do comprimento da onda, as cristas são longas, aproximadamente retilíneas, com orientação SW-SE, mantendo distância entre cristas uniformes. Nessa situação, os dados indicam deslocamento de ondas em grande profundidade.
Em profundidades menores do que a metade do comprimento de onda, as cristas são longas e curvas, fazem um ângulo com as batimétricas, estas orientadas segundo a direção N-S, cada vez menor à proporção que as cristas se aproximam da costa. Nessa situação, os dados indicam um fenômeno que ocorre em águas intermediárias, denominado expansão lateral ou difração.
Em trechos da costa onde os arrecifes estão bem constituídos, formando uma barreira completa à propagação da onda incidente, surgem cristas que se propagam em direção ao mar aberto. Nessa situação, a propagação de cristas em direção ao mar aberto é resultado do fenômeno de reflexão lateral.
A configuração de um canal fluvial é geralmente classificada como retilínea, anastomosada e meandrante. Para tornar o canal navegável o engenheiro deve tomar medidas que ofereçam aos pilotos das embarcações previsibilidade na rota, profundidade adequada, baixa velocidade. Acerca das medidas a serem tomadas e sobre os cenários típicos do canal fluvial, julgue os itens a seguir.
No canal retilíneo, o talvegue é sinuoso devido ao desenvolvimento de barras laterais dispostas alternadamente em cada margem, requerendo a instalação de diques-guias ou esporões para tornar o canal navegável previsível.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}