Questões de Engenharia Naval do ano 2007

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Listagem de Questões de Engenharia Naval do ano 2007

No que se refere a hidrodinâmica, julgue os itens a seguir. Para se acelerar um corpo em um meio fluido infinito, deve-se aplicar sobre ele uma força para vencer a resistência do fluido. Essa resistência é composta de duas contribuições: uma força proporcional e contrária à aceleração do corpo e outra que é função da velocidade.

No que se refere a hidrodinâmica, julgue os itens a seguir. Ao se aplicar um ângulo de ataque ao leme de um navio, este se comporta como uma asa de pequena razão de aspecto. Lemes com alta razão de aspecto são efetivos para grandes ângulos de ataque.

No que se refere a hidrodinâmica, julgue os itens a seguir. A linha do ITTC é considerada uma linha de extrapolação de resultados de testes da escala do modelo de um navio para a escala do navio. Ela também é vista como a curva de resistência friccional do navio. Conseqüentemente, ela varia com o número de Reynolds, de tal forma que o coeficiente de resistência friccional aumenta com a velocidade.

Acerca de arquitetura naval, julgue os seguintes itens. Uma embarcação é muito estável em qualquer situação. O parâmetro GM determina a estabilidade da embarcação, apesar de não poder ser obtido por meio da curva de estabilidade estática (CEE).

Acerca de arquitetura naval, julgue os seguintes itens. Considere que, em uma embarcação com deslocamento de 8.900 ton, KM igual a 9.400 m e KG igual a 7.620 m, uma carga de 200 ton seja movimentada do porão inferior (KG = 4,26 m) para o convés superior (KG = 12,60 m). Nesse caso, o momento de restauração para uma inclinação de 5º após a operação realizada encontra-se entre 1.200 e 1.300 ton.m.

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