Questões de Engenharia Naval do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Naval do ano 2007

Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir. Graneleiros de menor porte, usualmente, são dotados de equipamentos de bordo para movimentação de carga, pois é comum esses navios freqüentarem portos desprovidos de guindastes adequados para efetuar operações de carga e descarga.

Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir. Navios petroleiros modernos, empregados no transporte de óleo cru, apresentam, usualmente, formas cheias, casco duplo, arranjo com máquinas e superestrutura localizadas a ré e baixas velocidades, normalmente entre 14 e 16 nós.

Acerca de transporte marítimo, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Um navio graneleiro de 25.000 tpb dispõe de porões de carga com capacidade de 32.000 m3 e encontra-se com 880 ton de combustível e 400 ton de outros pesos, abrangendo água doce, lubrificantes, sobressalentes, consumíveis e tripulação. O navio apresenta um consumo de combustível de 30 ton/dia a uma velocidade de 14 nós, e partiu, com lastro, do porto onde se encontrava para o porto de carregamento, distante 672 milhas náuticas.

 Nessa situação, considerando que não haverá reabastecimento e desprezando as variações em outros itens operacionais, inclusive consumo de óleo nos motores auxiliares, é correto concluir que poderão ser colocadas, nos porões do navio graneleiro, até 23.780 ton de uma carga a granel com fator de estiva de 1,6 m3/ton.

No que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens. A definição do tipo e do arranjo do sistema propulsivo de uma embarcação é fundamentada no perfil operacional da embarcação, o qual representa a distribuição das condições operacionais em regime contínuo da embarcação. Em embarcações que possuem diferentes condições de operação em regime contínuo, é usual adotar-se uma alternativa de propulsão combinada, como, por exemplo, o sistema CODAG (combined diesel and gas), o sistema CODOG (combined diesel or gas) e o sistema dísel elétrico.

No que se refere a máquinas marítimas, julgue os seguintes itens. A redução do risco de cavitação representa um aspecto de grande importância no projeto e na operação de sistemas de bombeamento. A avaliação dos valores de NPSH (net positive suction head), disponível no sistema e requerido pela bomba, permite determinar, por exemplo, a vazão máxima para a operação sem cavitação. Sendo assim, para um dado sistema, caso seja observada a ocorrência de cavitação, a condição de operação sem cavitação pode ser restabelecida por meio da redução do valor de vazão. O controle da vazão em tal situação pode ser realizado por meio do estrangulamento de uma válvula localizada, obrigatoriamente, na linha de sucção da bomba.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis