Listagem de Questões sobre Geral
A topologia física de rede com fibras óticas mais adequada para prever a redundância de rotas de comunicação entre dois pontos de comunicação nos sistemas elétricos é a
A rede PROFIBUS é uma das redes mais utilizadas em ambientes industriais.
Observe as afirmações a seguir referentes à rede PROFIBUS.
I – A rede PROFIBUS é baseada em padrões reconhecidos internacionalmente, sendo sua arquitetura de protocolo orientada ao modelo de referência OSI (Open System Interconnection), conforme o padrão internacional ISO 7498.
II – A rede PROFIBUS-DP permite sistemas mono e multimestre oferecendo um alto grau de fl exibilidade na confi guração do sistema, com até 256 dispositivos (mestres ou escravos) podendo ser ligados a um barramento, e sua confi guração consiste na defi nição do número de estações, dos endereços das estações e de seus I/O, do formato dos dados de I/O, do formato das mensagens de diagnósticos e os parâmetros de barramento.
III – Cada sistema de PROFIBUS-DP pode conter três tipos de dispositivos diferentes: (a) Classe-1 DP MASTER é um controlador central que troca informação com as estações descentralizadas dentro de um ciclo de mensagem especifi cado; (b) Classe-2 DP MASTER são terminais, dispositivos ou painéis de operação utilizados para confi guração do sistema DP e também para a manutenção e diagnóstico do barramento ou de seus dispositivos; (c) DP SLAVE é um dispositivo periférico que coleta informações de entrada e envia informações de saída ao controlador.
Está correto o que se afirma em
Sistemas controladores pneumáticos e hidráulicos têm larga aplicação na automação industrial. Considere as afirmativas a seguir, que comparam os dois tipos de sistemas controladores.
I – O ar não tem propriedades lubrifi cantes e sempre contém vapor d’agua, enquanto que o óleo é lubrifi cante e permite transferir calor gerado no sistema para um trocador de calor conveniente.
II – As potências de saída dos sistemas pneumáticos são consideravelmente superiores às dos sistemas hidráulicos.
III – A precisão dos atuadores pneumáticos é defi ciente nas baixas velocidades, enquanto que a precisão dos atuadores hidráulicos é satisfatória em todas as velocidades.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}