Questões de Engenharia Mecânica da UFSC

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Listagem de Questões de Engenharia Mecânica da UFSC

#Questão 918662 - Engenharia Mecânica, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Engenheiro Mecânico

Um motor a combustão interna de ignição por compressão a quatro tempos, operando com óleo diesel, apresenta consumo específico de 200 g/kWh. Esse motor é acoplado diretamente ao eixo de um gerador operando a 1.800 rpm e produzindo 172 kW de potência. Considere que a massa específica do óleo diesel é 860 kg/m3 . O consumo total de óleo diesel do motor, durante a operação contínua por oito horas, é aproximadamente: 

#Questão 918661 - Engenharia Mecânica, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Engenheiro Mecânico

Sobre o projeto de tubulações de distribuição de vapor, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O volume específico do vapor saturado seco diminui com o aumento da pressão. Portanto, a distribuição de vapor em pressão mais elevada reduz as dimensões da tubulação e componentes, reduzindo o custo de investimento em tubulações, componentes e isolamento térmico. A pressão de distribuição é então reduzida no ponto de utilização para as pressões de operação dos equipamentos.
II. O sistema de classificação de tubos de aço carbono do Instituto de Petróleo Americano (API) (normalizado pelas normas NBR 5580 e NBR 5590) identifica as tubulações pelo seu diâmetro nominal em milímetros e pelo schedule (SCH), o qual se relaciona com a máxima pressão nominal de operação da tubulação.
III. O isolamento térmico em tubulações de vapor é utilizado para reduzir a transferência de calor para o ambiente, proteger a tubulação da ação do meio ambiente e evitar a exposição ao contato da tubulação quente. O isolamento é formado usualmente por uma camada de isolante em lã de rocha ou lã de vidro, coberta externamente por uma chapa fina de alumínio liso ou corrugado.
IV. A pressão de fornecimento de vapor necessária na caldeira é especificada como 20% maior que a pressão na entrada dos equipamentos que serão alimentados, como forma de prover uma margem de operação segura.  

#Questão 918664 - Engenharia Mecânica, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Engenheiro Mecânico

Uma peça metálica possui massa de 150 g. A peça é feita de aço inoxidável com calor específico 500 J/(kg.°C) e está na temperatura ambiente de 25 °C. Então, uma tocha de oxiacetileno é aplicada sobre a peça, que atinge a temperatura homogênea de 400 °C após 1,5 min. Assumindo que a transferência de calor para o ambiente seja nula, a taxa média de transferência de calor da tocha para a peça foi aproximadamente:

#Questão 918665 - Engenharia Mecânica, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Engenheiro Mecânico

Deseja-se obter a área de uma peça feita em polímero na forma de um triângulo. A altura do triângulo é medida repetidas vezes utilizando-se um micrômetro, com o seguinte resultado de medição: h = 10,75 ± 0,05 mm. O comprimento da base também é medido repetidas vezes com um instrumento diferente, por um operador diferente e em outro ambiente, obtendo-se o seguinte resultado de medição: b = 101,6 ± 0,3 mm. Os equipamentos utilizados nas medições são novos e os operadores são competentes. Qual opção abaixo melhor expressa o valor mais provável da área da peça triangular e sua incerteza padrão combinada?

#Questão 918663 - Engenharia Mecânica, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Engenheiro Mecânico

Desbalanceamento é a perturbação gerada na movimentação de rotores pela não coincidência do eixo principal de inércia com o eixo de rotação do rotor. O objetivo do balanceamento de rotores é reduzir essa condição a um nível em que o funcionamento da máquina rotativa não seja impactado negativamente. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Se a distribuição de massa no corpo do rotor for uniforme, as componentes da força de inércia centrífuga atuando sobre direções radiais diferentes se cancelam e não há deslocamento do centro de massa do rotor em relação ao eixo de rotação. Nesse caso, o rotor se encontra balanceado.
II. Algumas possíveis causas de desbalanceamento de um rotor são existência de vazios, furos e porosidade decorrentes do processo de fabricação, tolerâncias dimensionais radiais exageradas entre o eixo do rotor e o mancal, rasgos de chaveta mal dimensionados, presença de danos gerados por corrosão, cavitação ou desgaste após prolongado tempo de operação.
III. A operação de um equipamento com um rotor desbalanceado leva à indução de vibrações que podem causar danos nos mancais de sustentação e nos demais componentes da máquina.
IV. Se uma massa excêntrica se encontra em uma posição radial deslocada em relação ao eixo de rotação, surge uma força de inércia independente da velocidade angular do rotor, gerando o seu desbalanceamento.
V. A adição de grandes massas em pontos específicos de grandes rotores para corrigir um desbalanceamento estático resulta em aumento dos esforços sobre a estrutura do rotor e nos apoios, os quais podem comprometer a integridade estrutural da máquina. 

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