Questões de Engenharia Mecânica da IF SU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Mecânica da IF SU

#Questão 1127475 - Engenharia Mecânica, Mecânica dos Sólidos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área: 41 e 47: Controle e Processos Industriais II

A força de ligação atômica é o fator determinante da resistência à fratura de um material. A teoria prevê uma resistência máxima idealizada, representada por E/10, sendo E o módulo de elasticidade. No entanto, a presença de defeitos e imperfeições nos materiais reais faz com que suas resistências à fratura sejam, consideravelmente, inferiores à previsão teórica, situando-se entre 1% e 0,1% do valor ideal.
Um dos fatores que pode justificar essa diferença expressiva entre teoria e prática no universo do estudo da resistência dos materiais é a

#Questão 1127476 - Engenharia Mecânica, Sistemas Mecânicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área: 41 e 47: Controle e Processos Industriais II

No processo de fabricação por usinagem, dá-se o nome de aresta postiça quando ocorre o fenômeno de o material usinado se acumular na superfície de saída da ferramenta, passando a desempenhar o papel de aresta de corte.
Neste contexto, é correto afirmar que

#Questão 1127477 - Engenharia Mecânica, Sistemas Mecânicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área: 41 e 47: Controle e Processos Industriais II

Em operações de usinagem, podem ser utilizados fluidos de corte para se obter melhorias no processo, sejam melhorias de caráter funcional ou econômico.
Em relação ao uso de fluido de corte nesse processo de fabricação, analise as afirmativas abaixo, marcando V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) As soluções são compostos monofásicos de óleos que se dissolvem completamente em água, sendo ainda necessária a adição de agentes emulsificantes.

( ) A lubrificação, sob baixas velocidades de corte, é fundamental para reduzir o atrito e evitar a formação da aresta postiça de corte. Sob altas velocidades de corte, a refrigeração é a principal função do fluido de corte.

( ) A capacidade do fluido de corte em remover os cavacos da zona de corte depende da sua viscosidade e vazão, mas não sofre influência da natureza da operação de usinagem e do tipo de cavaco que está sendo formado.

( ) Os lubrificantes sólidos, como a grafita e o bissulfeto de molibdênio, são aplicados sobre a superfície de saída da ferramenta com o objetivo de reduzir o coeficiente de atrito ferramenta-cavaco, não sendo necessária a interrupção da operação para a reaplicação do produto.


A sequência correta das afirmativas, de cima para baixo, é

#Questão 1127482 - Engenharia Mecânica, Sistemas Mecânicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área: 41 e 47: Controle e Processos Industriais II

Os processos de soldagem normalmente utilizados no meio industrial possuem características específicas quando se faz comparações entre eles e quando se leva em consideração onde serão empregados. Há um grande número de processos por fusão que podem ser separados em subgrupos, por exemplo, de acordo com o tipo de fonte de energia usada para fundir as peças. Neste contexto, destacamos dois processos de soldagem, logo abaixo, que estão entre os mais difundidos em empresas do segmento metalúrgico e de fabricação mecânica.

____________________: aplica-se em soldagem de todos os metais com espessura entre 1mm e 6mm, exceto Zn, Be e suas ligas. Aplica-se, também, em soldagem de não ferrosos e aços inox e em passe de raiz de soldas em tubulações.

____________________: aplica-se em soldagem de aços carbono, sejam de baixa ou alta-liga e em materiais não ferrosos, com espessura >= 1mm. Aplicam-se, também, em soldagem de perfis maciços, tubulares ou chapas, em qualquer posição.


Em relação aos processos de soldagem, as palavras que preenchem correta e respectivamente as sentenças, completando-as, são:

#Questão 1127483 - Engenharia Mecânica, Sistemas Mecânicos, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área: 41 e 47: Controle e Processos Industriais II

Fabricar é transformar matérias-primas em produtos acabados, utilizando os mais diversos tipos de processos. Referente à fabricação de produtos metálicos, o conceito se baseia em processos com ou sem remoção de cavaco.

Entre as técnicas listadas a seguir, a alternativa que apresenta um processo sem remoção de cavaco, utilizada na fabricação de produtos metálicos, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis