Questões de Engenharia Mecânica da IADES

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O desenho técnico em perspectiva isométrica de um mancal usado em aplicações metroferroviárias pode ser feito computacionalmente por softwares específicos, como o AutoCAD versão 2013. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que, uma vez selecionada a opção isometric snap, o cursor pode ser modificado para desenhar isometricamente em três opções diferentes, por meio da(s) tecla(s) de atalho

Uma sala de controle do tráfego metroviário deve ser devidamente climatizada por um equipamento condicionador de ar. O projeto arquitetônico prediz que essa sala tem 5,5 m de comprimento, 4,5 m de largura, 2,5 m de altura com paredes de tijolo com espessura de 10 cm e condutividade térmica de 0,2 W.m-1. K-1. O projeto térmico está considerando uma temperatura de conforto térmico de 23 ºC e uma temperatura externa máxima de 43 ºC devido à casa de máquinas, em dia de verão.

Considerando os aparelhos de ar-condicionado apresentados na tabela, assinale a alternativa que indica aquele que melhor atende às necessidades do projeto em questão.

Um componente metroviário fabricado com aço martensítico e com limite de escoamento de 500 MPa, resistência à tração de 800 MPa, limite de fadiga corretamente corrigido de 400 MPa para carregamento alternado e uma vida de 106 ciclos, dureza Brinell de 285 HB e módulo de elasticidade de 200 GPa foi inspecionado em teste dinâmico, e seu ponto crítico foi verificado com uma máxima tensão de Von Mises de 200 MPa. Com base nessas informações, é correto concluir que o fator de segurança do componente testado é igual a

Com relação à bomba de calor reversível que trabalha em regime de água entre 30 oC e 35 oC para aquecimento, e entre 18 oC e 23 oC para arrefecimento, composta por um compressor do tipo scroll com ventilador helicoidal, permutador de placas em inox, coeficiente de performance de 5, potência em quente de 20 kW e, em frio, de 30 kW, é correto afirmar que ela tem potência de compressão, em kW, para o caso de refrigeração, equivalente a

Um lote de elementos de máquinas de aço usado na composição de um trem metroviário foi desqualificado por não atender aos requisitos técnicos quanto às propriedades mecânicas. O técnico de manutenção encaminhou uma amostra do mesmo lote, sem consentimento do engenheiro responsável, para submetê-lo a aquecimento até 730 oC, seguido de um resfriamento moderado até 300 oC. Após o procedimento citado, verifica-se, por meio de metalografia, que a microestrutura é mais parecida com a

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