Questões de Engenharia Mecânica da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Engenharia Mecânica da CESPE / CEBRASPE

Julgue os itens seguintes no que se refere à engenharia de segurança do trabalho. Os trabalhadores de uma empresa que fabrica artefatos explosivos devem receber capacitação, treinamento e informações acerca do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, no qual se incluem medidas preventivas para acidentes com explosivos.

Com relação à segurança do trabalho em máquinas e equipamentos, julgue os próximos itens. No que se refere à adoção de medidas de proteção, a ordem correta de prioridade é a seguinte: medidas de proteção coletiva, medidas administrativas ou de organização do trabalho e medidas de proteção individual.

#Questão 434620 - Engenharia Mecânica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2014, DPF, Engenheiro Mecânico (Classe A, Padrão I)

No que se refere a conceitos e princípios da hidrostática, julgue os itens a seguir. Considere que duas placas estejam separadas por uma camada de 5 mm de óleo com densidade relativa 0,80 e viscosidade cinemática 1,25×10-4 m2/s. Nesse caso, se uma placa está estacionária e a outra se move a uma velocidade de 4 m/s, então a tensão cisalhante média no óleo é igual a 80 Pa.

#Questão 434622 - Engenharia Mecânica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2014, DPF, Engenheiro Mecânico (Classe A, Padrão I)

No que se refere a conceitos e princípios da hidrostática, julgue os itens a seguir. Considere que, em um dia em que a leitura barométrica seja 750 mmHg, o manômetro de um compressor de ar indique que a pressão no reservatório (fechado) é de 828 kPa. Nessa situação, considerando a densidade relativa ρHg = 13,6 e assumindo a aceleração da gravidade 10 m/s2, a pressão absoluta do tanque será inferior a 900 kPa.

#Questão 434624 - Engenharia Mecânica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2014, DPF, Engenheiro Mecânico (Classe A, Padrão I)

A respeito do escoamento em dutos de seção circular, julgue os itens seguintes. Considere que um navio de 200 m de comprimento, projetado para se deslocar à velocidade de cruzeiro de 10 m/s, deve ser testado em um tanque d’água, rebocando-se um modelo de 4,5 m de comprimento. Nessa situação, para que as condições de deslocamento do navio na água sejam perfeitamente simuladas, o modelo deve ser rebocado à velocidade de 1,5 m/s.

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