Questões sobre Engenharia Mecânica

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Listagem de Questões sobre Engenharia Mecânica

Julgue os itens a seguir com relação aos mancais de rolamento e escorregamento. Um rolamento autocompensador de esferas possui duas carreiras de esferas com pista esférica no anel externo, o que lhe confere a propriedade de ajustagem axial, ou seja, permite compensar eventuais movimentos relativos entre as pistas externa e interna na direção do eixo.

Julgue os itens a seguir com relação aos mancais de rolamento e escorregamento. Os rolamentos de rolos cônicos possuem pistas cônicas nos anéis interno e externo, entre as quais são dispostos rolos cônicos. As linhas de projeção de todas as superfícies cônicas convergem em um ponto comum no eixo do rolamento. Seu projeto torna esses rolamentos especialmente adequados para suportar a combinação de cargas axiais e radiais. A capacidade de carga axial dos rolamentos é amplamente determinada pelo ângulo de contato cc (ângulo entre o eixo do rolo cônico e o eixo principal do rolamento); quanto maior cc, maior a capacidade de carga axial.

A figura acima mostra uma engrenagem cilíndrica de dentes retos que possui 30 dentes e as dimensões básicas referentes a essa engrenagem. Considerando essas infomações, julgue os itens que se seguem. O passo dessa engrenagem coincide com a largura do dente e é igual a 18,82 mm.

A figura acima mostra uma engrenagem cilíndrica de dentes retos que possui 30 dentes e as dimensões básicas referentes a essa engrenagem. Considerando essas infomações, julgue os itens que se seguem. Para se obter o diâmetro primitivo, é necessário calcular a média entre os diâmetros de 572 mm e 624 mm. Nesse caso, o diâmetro primitivo é igual a 598 mm.

Considerando a execução de uniões mecânicas entre peças, usandose parafusos, rebites ou soldas, julgue os próximos itens. Em uma união aparafusada, o parafuso, primeiramente, é apertado para produzir uma força inicial de tração, após a qual são aplicadas as cargas externas de tração e a carga externa de cisalhamento. O efeito do pré-carregamento é dar às partes em compressão melhor resistência à carga de tração externa e aumentar o atrito entre as peças, para resistirem melhor à carga de cisalhamento.

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