Questões de Engenharia Mecânica do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2014

Com relação ao gerenciamento estratégico da manutenção mecânica, julgue os itens a seguir. A manutenção preventiva tem por objetivo reduzir ou evitar falhas ou queda no desempenho, de modo a obedecer a um planejamento com base em intervalos definidos de tempo, o que tem larga aplicação em instalações ou equipamentos cuja falha pode provocar catástrofes ou riscos ao meio ambiente.

Com relação ao gerenciamento estratégico da manutenção mecânica, julgue os itens a seguir. A manutenção produtiva total (TPM) é a gestão econômica de bens aplicada para se medir os valores operacionais de ativos fixos ou físicos, em que os profissionais envolvidos observam os valores ativos tangíveis e avaliam como os valores físicos fornecerão valores agregados às empresas ao longo de vários anos.

Com relação ao gerenciamento estratégico da manutenção mecânica, julgue os itens a seguir. Na manutenção preditiva, o diagnóstico se dá pela medição de parâmetros, enquanto que, na manutenção detectiva, o diagnóstico é obtido de forma direta a partir do processamento das informações colhidas junto à planta. A principal diferença entre as duas é o nível de automatização.

Acerca da função e métodos de manutenção, análise de modos de falhas (FMEA) e análise de causa raiz de falha (RCFA), julgue os itens subsequentes. A curva da banheira é caracterizada por três períodos: o período de mortalidade infantil, associada a uma taxa de falhas decrescente atribuída às deficiências iniciais do projeto e dos componentes; o período de maturidade do equipamento, em que há taxa de falhas constante, pouco previsível e aleatória; e o período de mortalidade senil, associado a uma taxa de falhas crescente, por desgaste dos materiais.

Acerca da função e métodos de manutenção, análise de modos de falhas (FMEA) e análise de causa raiz de falha (RCFA), julgue os itens subsequentes. A identificação da cadeia de falhas — de baixo para cima e vice-versa — é o primeiro passo da FMEA, que pode ser considerada uma simplificação da RFCA, entendida como método lógico quantitativo cujo objetivo é identificar as combinações das falhas nos equipamentos ou componentes de um sistema ou erros humanos que possam resultar em um evento ou acidente, enquanto que a árvore de causas é uma análise qualitativa em que não se utiliza a simbologia dos lógicos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis