Questões de Engenharia Mecânica do ano 2011

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O estudo da fluência mecânica no dimensionamento de tubos de trocadores de calor submetidos a esforços repetitivos significa a

Um trocador de calor multitubular é um equipamento utilizado em processos nos quais se promove a troca térmica entre dois fluidos separados por paredes metálicas. Um dos fluidos escoa dentro de um conjunto de tubos (feixe tubular) e o outro do lado de fora, contido dentro de um tubulão (carcaça) que envolve o feixe de tubos. O feixe de tubos é fixado em suas extremidades aos espelhos. Este conjunto é envolvido pela carcaça de forma a impedir a mistura dos fluidos. Durante a manutenção de um trocador de calor multitubular (com 300 tubos), utilizado num chiller, foi constatado que nove tubos estavam tamponados por problemas de vazamento. Após inspeção minuciosa, havia a necessidade de se tamponar mais dois tubos pelo mesmo problema. Esses tubos são fixados aos espelhos por processo de mandrilhamento (recalque do tubo contra a parede do espelho). Também se constatou que o equipamento tinha um desgaste pronunciado devido ao uso de água proveniente de poço artesiano com muitos sais em suspensão. Os tubos do trocador são de aço baixo carbono. Nessa situação, recomenda-se

Os tubos metálicos de trocadores de calor multitubulares utilizados em chillers são normalmente constituídos de tubos sem costura, razão pela qual

Fingers (elementos de união entre o prédio de embarque e o interior da aeronave por onde circulará a tripulação e os passageiros da aeronave) são produzidos fora do Brasil. Eles têm uma estrutura articulada móvel e flexível em termos de elevação. Um dos elementos de acionamento da elevação da plataforma de embarque, em função do porte da aeronave, é o pistão hidráulico. Num aeroporto nacional recentemente reformado e ampliado, um novo finger está apresentando falhas no pistão hidráulico de elevação da plataforma de embarque. Este pistão, cuja garantia expirou, foi produzido na Finlândia e não tem similar na América Latina. Analisando a logística dos voos, há possibilidade de uma janela de dois dias consecutivos para a manutenção do pistão (período em que aeronaves que pousam e decolam podem ser remanejadas para outros portões de embarque e desembarque). Para que a atividade seja conduzida de forma satisfatória pelo departamento de manutenção, deve-se

O objetivo de se utilizar torres de resfriamento em um sistema central de ar condicionado é resfriar

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