Questões de Engenharia Mecânica do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2004

Uma viga de material metálico de comprimento L, que será utilizada para suportar uma carga P em balanço, deve ser engastada em uma parede, como ilustrado na figura abaixo. Como a seção é retangular, existem duas possibilidades de montagem: a opção A e a opção B. O arquiteto responsável pela obra sugeriu, por motivos estéticos, a opção B, mas o engenheiro, após realizar os cálculos pertinentes, optou pela opção A, por julgar mais segura. Assuma que a tensão no material é dada por  onde M é o momento fletor na viga e J é o momento de inércia da seção transversal e que  é a tensão máxima suportada pelo material da viga. Indique, nas opções abaixo quantas vezes maior pode ser o valor da carga P se a opção A for utilizada.

A figura a seguir mostra uma barra de seção circular sujeita a uma torção T e aos carregamentos P e F, conforme indicado. A força P é paralela ao eixo z e a força F está ao longo do eixo x. Sabendo que o segundo momento de área da seção circular é  em que d é o diâmetro da seção, julgue os itens a seguir, marque com F a(s) afirmativa(s) falsa(s) e com V a(s) verdadeira(s) e assinale a opção correta.

(    )  O princípio da superposição de carregamentos empregado na análise do estado de tensões  de um dado ponto da barra está baseado na hipótese de que o material se comporta dentro da região linear elástica.
(  )  Considerando que L = 8d e F = 16P, a tensão normal no ponto A é trativa e possui valor absoluto igual  a 
 (    )  As tensões cisalhantes no ponto A são devidas aos esforços torsores induzidos por T e aos esforços cortantes induzidos pelo carregamento P.
(  )  Se a barra estivesse sujeita apenas ao carregamento F, os critérios da máxima tensão normal e da máxima tensão cisalhante forneceriam os mesmos fatores de segurança para falha estática.

Durante o processo de montagem de uma viga metálica de seção transversal retangular, ocorreu um erro no alinhamento de suas extremidades. A configuração final da viga é ilustrada na figura abaixo. Na extremidade esquerda a viga é engastada e na extremidade direita a viga é rotulada.

Propriedades do material: O material tem Módulo de Young E e é linear, ou seja, a tensão varia linearmente como o deslocamento vertical  A constante de proporcionalidade k é dada por k = -M/J, em que M é o momento fletor na viga e  é o momento de inércia da seção transversal. A integração da linha elástica resulta em:

em que  é a reação no engaste e C1 e C2 são constantes de integração. O valor do momento no engaste em valor absoluto, resultante do referido erro de montagem é dada por:

A figura a seguir mostra um sistema de transmissão composto de motor, transmissões por correia e por engrenagens. As polias P1 e P2 possuem diâmetros de 70mm e 140mm, respectivamente. A engrenagem E1 possui 15 dentes e a engrenagem E2 possui 45 dentes. A engrenagem E4 possui um número de dentes igual ao dobro do número de dentes da engrenagem E3. As perdas na transmissão por correia, engrenagens e mancais conferem ao sistema um rendimento total de 80%. Sabendo que o motor que aciona a transmissão é de 1kW e gira a 1800 rpm, o torque no eixo de saída é:

Um gás perfeito é comprimido reversivelmente em um sistema cilindro pistão de 100 kPa para 200kPa. No estado inicial, o gás se encontra a uma temperatura de 600K. A compressão realiza-se segundo um processo politrópico com expoente n = 1/2. Considerando a constante de gás perfeito R = 2kJ/(kg K), o valor absoluto, por unidade de massa, do trabalho associado ao processo é igual a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis