Questões de Engenharia Mecânica do ano 2003

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Mecânica do ano 2003

A medida da energia necessária para romper um material metálico é denominada

O controle automático de processos pode ser feito por meio de sistemas de malha aberta ou sistemas de malha fechada. A respeito desses sistemas, julgue os itens abaixo.

I Nos sistemas de controle em malha fechada, a diferença entre entre o sinal de entrada e o sinal realimentado é alimentada no controlador, de modo a reduzir o erro e manter a saída do sistema em um valor desejado.

II Nos sistemas de controle em malha aberta, a cada entrada de referência corresponde uma condição de operação fixa, ou seja, uma saída predeterminada.

III A precisão dos sistemas em malha aberta depende de uma calibração.

IV Do ponto de vista da estabilidade, sistemas em malha aberta são mais fáceis de construir, já que a estabilidade não constitui um problema significativo nesse tipo de sistema.

V O uso da realimentação em sistemas de controle em malha fechada os torna relativamente insensíveis a distúrbios externos e variações internas de parâmetros do sistema.

A quantidade de itens certos é igual a

Uma forma de classificar os controladores automáticos é pela ação de controle executada pelo mesmos, representada por um diagrama de blocos. O diagrama de blocos mostrado na figura acima representa um controlador com ação de controle em que a relação entre a saída do controlador, m(t), e o sinal erro atuante, e(t), é dada por

Nesse caso, esse controlador pode ser classificado como sendo do tipo

Em uma instalação que utiliza a técnica de análise do modo e efeito de falha — FMEA (failure mode & effect analysis) —, o grupo responsável pela manutenção procura estabelecer as prioridades para ação de manutenção dos equipamentos sob sua responsabilidade. Foi observado que uma falha no equipamento I implica parada total do processo de produção e, por isso, foi atribuída a nota 10 para gravidade da falha, indicando gravidade máxima de falha. Entretanto, essa falha ocorre com uma freqüência extremanente baixa, sendo atribuída, por essa razão, nota 1 para a freqüência de falha. Por outro lado, o equipamento II apresenta falhas por desgaste prematuro que, embora ocorram com uma freqüência tida como alta, não representam grande preocupação, porque podem ser detectadas com antecedência, antes de afetarem o processo. Nesse caso, o grupo atribuiu nota 6 tanto para a gravidade da falha quanto para a freqüência de falha. Ao fazer a análise dessa situação usando o número de prioridade do risco (NPR), é correto concluir que o NPR do equipamento I é

Há uma variedade muito grande de denominações para classificar as ações de manutenção. De um modo geral, entretanto, as ações de manutenção podem ser incluídas em três grandes categorias: manutenção corretiva, manutenção preventiva e manutenção preditiva, a partir das quais se desenvolvem várias abordagens do problema, tais como manutenção produtiva total (TPM), manutenção centrada na confiabilidade (RCM), manutenção baseada na confiabilidade (RBM) e outras. Nesse contexto, as operações que se caracterizam como ações de manutenção preditiva incluem a

I troca de lâmpada queimada indicadora de circuito ativado.

II troca de filtros de um sistema hidráulico de atuação.

III parada programada para substituição de uma bomba que deva ser retirada de serviço para revisão em bancada.

IV inspeção por ultra-som para a detecção de trincas na parede de um vaso de pressão.

V monitoração da temperatura dos mancais de uma máquina rotativa usando termopares.

A quantidade de itens certos é igual a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis