Questões sobre Silvicultura

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Silvicultura

#Questão 1080157 - Engenharia Florestal, Silvicultura, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Técnico – Área: Laboratório E Campos Experimentais – Subárea: Manejo Florestal

A respeito de coleta e preparo de amostras florestais, julgue o item subsequente. 


A coleta de material botânico, essencial para pesquisas sobre biodiversidade vegetal, requer amostras para depósito em herbários, facilitando a identificação das espécies. 

Um Engenheiro Florestal está planejando um programa de melhoramento genético para Eucalyptus grandis visando aumentar a resistência à seca. Considerando os métodos de seleção e cruzamento, assinale a alternativa que descreve a estratégia mais adequada para alcançar esse objetivo: 

#Questão 1134079 - Engenharia Florestal, Silvicultura, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Engenharia Florestal

A dendrologia pode ser entendida como a parte da botânica que estuda as plantas lenhosas, utilizando principalmente características morfológicas como ferramenta para a identificação de espécies arbóreas.
Um engenheiro florestal coletou ramos de uma árvore que possuía caule quadrangular, sem espinhos e sem liberação de látex, com folhas simples, opostas e com nervação curvinervia. Mesmo não conseguindo identificar a espécie, o profissional sabe que ela faz parte da família: 

#Questão 1134081 - Engenharia Florestal, Silvicultura, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Engenharia Florestal

A heveicultura no Brasil foi historicamente prejudicada em função de uma doença foliar (mal das folhas) que dizimou tentativas de plantios com a Hevea brasiliensis no século passado, fazendo com que o cultivo comercial da espécie se concentrasse em regiões consideradas áreas de escape.
O micro-organismo causador do mal das folhas tem o nome científico de: 

A medição das árvores visa, nestes casos, estabelecer a estrutura das populações e a importância relativa entre as espécies na comunidade, com base no porte, no número e na distribuição dos indivíduos, além de caracterizar a forma de ocupação do espaço vertical (estratificação) e horizontal (agregação) pelas espécies. O cultivo de espécies como Pinus possibilita a associação de outras atividades agropecuárias ou silviculturais, adequando-se densidade de plantio (espaçamentos mais amplos) e técnicas de manejo, desrama e desbaste para favorecer a atividade associada, como a formação de pastagens ou o cultivo da palmeira-juçara para a produção de palmito. Entende-se que espécies nativas são potencialmente aptas para plantações, podendo concorrer para a diversificação de oferta de matéria-prima para fins mais nobres, como serraria, laminação, indústria moveleira e outras. Essas espécies apresentam valor econômico comprovado, madeira valiosa, desempenho silvicultural aceitável e aptidão para programas de regeneração artificial, de acordo com as exigências ecológicas. Em relação às espécies nativas e seus potenciais na silvicultura, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis