Questões sobre Engenharia Florestal

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Engenharia Florestal

Quanto à implantação e ao manejo de reflorestamentos, julgue o item abaixo. Atualmente, vêm sendo utilizadas em larga escala no Brasil técnicas de cultivo mínimo para o preparo do solo em áreas a serem reformadas. Essas técnicas consistem em eliminar operações de destocamento, gradagens, queima de resíduos, sulcamentos e coveamentos e substituí-las por operações simples, como aplicações de herbicidas e subsolagem nas entrelinhas do plantio anterior, para posterior adubação e plantio.

A madeira é um material versátil que, desde o início da civilização, vem sendo utilizado para os mais variados fins. Entretanto, a madeira apresenta uma baixa resistência relativa à deterioração biológica, devido ao ataque de fungos, insetos e outros organismos. Quanto à preservação de madeiras, julgue os itens seguintes. A permeabilidade é uma característica relacionada com a capacidade de cada espécie de madeira de absorver preservativos ou outras substâncias químicas. É difícil impregnar madeiras de alta densidade com soluções preservativas. A presença de substâncias como gomas, tiloses e resinas não interfere na penetração dessas soluções.

A madeira é um material versátil que, desde o início da civilização, vem sendo utilizado para os mais variados fins. Entretanto, a madeira apresenta uma baixa resistência relativa à deterioração biológica, devido ao ataque de fungos, insetos e outros organismos. Quanto à preservação de madeiras, julgue os itens seguintes. Em termos anatômicos, em todas as espécies de madeira a penetração de soluções preservativas se dá, no sentido longitudinal, pelos vasos e, no sentido radial, pelos raios.

A madeira é um material versátil que, desde o início da civilização, vem sendo utilizado para os mais variados fins. Entretanto, a madeira apresenta uma baixa resistência relativa à deterioração biológica, devido ao ataque de fungos, insetos e outros organismos. Quanto à preservação de madeiras, julgue os itens seguintes. A impregnação de madeiras com soluções preservativas pode ser feita por meio de métodos curativos ou preventivos como, por exemplo, o método ilustrado na figura abaixo, que representa um processo preventivo de substituição de seiva denominado difusão simples.

A madeira é um material versátil que, desde o início da civilização, vem sendo utilizado para os mais variados fins. Entretanto, a madeira apresenta uma baixa resistência relativa à deterioração biológica, devido ao ataque de fungos, insetos e outros organismos. Quanto à preservação de madeiras, julgue os itens seguintes.

Os métodos preventivos industriais de preservação de madeira baseiam-se na impregnação com pressões superiores à atmosférica. Esses métodos são considerados mais eficientes que aqueles realizados à pressão atmosférica, uma vez que a impregnação e a distribuição do produto são mais uniformes e há maior controle do preservativo, o que implica proteção efetiva e maior economia da solução. Os processos de preservação com pressão incluem o processo Bethell de célula cheia, empregado quando se deseja uma retenção elevada do produto pela madeira verde.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis