Questões de Engenharia Florestal do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal do ano 2025

#Questão 1085366 - Engenharia Florestal, Recuperação de áreas degradadas, CESPE / CEBRASPE, 2025, INSA, Pesquisador Adjunto I - Área de Atuação: Desertificação

Em relação à degradação por desertificação no semiárido, julgue o item a seguir. 


Os tratamentos lineares com revestimento de pneus, cerca de faxina, ramos de faxina e postes de madeira são exemplos de obras lineares de controle de erosão em encostas e taludes.

#Questão 1085367 - Engenharia Florestal, Recuperação de áreas degradadas, CESPE / CEBRASPE, 2025, INSA, Pesquisador Adjunto I - Área de Atuação: Desertificação

Em relação à degradação por desertificação no semiárido, julgue o item a seguir. 


Valas de infiltração e terraço florestal são tratamentos aplicados para aumentar a infiltração de água no solo com o objetivo de acumular o máximo do fluxo hídrico de uma área, diminuir a quantidade e a velocidade da correnteza superficial, aumentar a infiltração da água no solo, reter os sedimentos removidos pelas precipitações e fluxos hídricos e acumular a água das chuvas para pequena irrigação.

#Questão 1085368 - Engenharia Florestal, Recuperação de áreas degradadas, CESPE / CEBRASPE, 2025, INSA, Pesquisador Adjunto I - Área de Atuação: Desertificação

Em relação à degradação por desertificação no semiárido, julgue o item a seguir. 


A desertificação, definida como a degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resulta de fatores que incluem as variações climáticas e as atividades humanas, desconsideradas as interações entre esses fatores.

#Questão 1085369 - Engenharia Florestal, Recuperação de áreas degradadas, CESPE / CEBRASPE, 2025, INSA, Pesquisador Adjunto I - Área de Atuação: Desertificação

Em relação à degradação por desertificação no semiárido, julgue o item a seguir. 


Entre os tratamentos de regulação de fluxos hídricos em voçorocas e encostas estão as represas, que podem ser construídas com postes de madeira, estruturas de pedra, pneus usados e muros e diques construídos de sacos com solo. 

#Questão 1085381 - Engenharia Florestal, Sensoriamento remoto, CESPE / CEBRASPE, 2025, INSA, Pesquisador Adjunto I - Área de Atuação: Desertificação

        Na figura a seguir, são mostradas três curvas temporais de índice de vegetação realçado (EVI) referentes à formação florestal, formação savânica e agricultura de sequeiro de uma região semiárida do Nordeste brasileiro. A equação de EVI é dada por  em que ρVM, ρIVP e ρAZ correspondem a reflectâncias nas bandas espectrais do vermelho, do infravermelho próximo e do azul, respectivamente. 

A partir dessas informações, julgue o item a seguir, relativo a sensoriamento remoto.


A curva B corresponde à agricultura de sequeiro.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis