Questões de Engenharia Florestal do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal do ano 2011

Considere as seguintes definições: 1. Escarpa: espaço brejoso ou encharcado que contém nascentes ou cabeceiras de cursos d’água, onde há ocorrência de solos hidromórficos, caracterizado predominantemente por renques de Mauritia flexuosa e outras formas de vegetação típica. 2. Nascente ou olho d’água: local onde aflora naturalmente, mesmo que de forma intermitente, a água subterrânea. 3. Vereda: unidade geomorfológica de constituição predominantemente arenosa, com aparência de cômoro ou colina, produzida pela ação dos ventos, situada no litoral ou no interior do continente, podendo estar recoberta ou não por vegetação. 4. Nível mais alto: nível alcançado por ocasião da cheia sazonal do curso d’água perene ou intermitente. 5. Duna: rampa de terrenos com inclinação igual ou superior a 45º, que delimitam relevos de tabuleiros, chapadas e planalto. São definições dadas na Resolução 303, de 20 de março de 2.002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA):

Em ecologia florestal, diversos termos são importantes para a descrição de componentes e de processos que compõem um determinado ambiente. Em relação ao termo ecossistema, considere as seguintes afirmativas:

1. A energia no ecossistema pode ser armazenada e depois liberada sob controle, ou exportada, mas não pode ser reutilizada.

2. Os ecossistemas são ambientes fechados. Mesmo assim, os chamados ambientes de entrada e de saída devem ser considerados partes importantes do conceito.

3. Os componentes e processos que tornam funcional um ecossistema são a comunidade, o fluxo de energia e a ciclagem de materiais.

4. O ecossistema é a unidade funcional básica na ecologia, pois inclui tanto os organismos quanto o ambiente abiótico.

Assinale a alternativa correta.

O processo conhecido como eutrofização é um dos principais problemas relacionados à poluição de recursos hídricos. Em relação a esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Considera-se um lago como oligotrófico quando apresenta baixa produtividade biológica e baixa concentração de nutrientes.

2. A eutrofização manifesta-se por meio do aumento da produtividade biológica do lago, sendo observada a proliferação de algas e outros vegetais aquáticos, devido à maior quantidade de nutrientes disponível.

3. Os nutrientes mais importantes para a ocorrência da eutrofização são em geral o fósforo e/ou o nitrogênio.

4. A eutrofização causa redução de matéria orgânica no ambiente. Com isso, os peixes passam a competir com os decompositores pelo oxigênio disponível. Isso resulta em mortalidade de peixes e a sobrevivência das espécies menos exigentes.

Assinale a alternativa correta.

A poda é uma das intervenções silviculturais mais importantes. Em relação à morfologia da base de galhos e ao processo de reação à perda de galhos, considere as seguintes afirmativas:

1. A “compartimentalização” cria barreiras no interior do tronco para evitar o crescimento de patógenos e outros agentes degradadores.

2. A região conhecida como “fossa basal” é o colar negativo, ou seja, uma depressão no tronco abaixo da base do galho. Essa parte indica uma falta de fluxo de seiva elaborada do galho para o tronco, mesmo com folhas vivas realizando fotossíntese.

3. O “colar” é a porção superior do galho, na inserção do tronco.

4. A região conhecida como “crista de casca” é formada por um acúmulo de casca na parte inferior do galho, na inserção do tronco.

Assinale a alternativa correta.

A construção de estradas e o preparo do solo são atividades muito importantes em empreendimentos de base florestal, requerendo implementos específicos. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas: 1. A subsolagem é realizada quando a camada compactada está a uma profundidade maior ou igual a 30 centímetros, sendo realizada por implementos denominados “subsoladores”. 2. A escarificação é usada quando a camada compactada está a uma profundidade de 15 a 30 centímetros. Essa operação é feita com implementos denominados arados escarificadores. 3. O “enleiramento” refere-se à disposição de material lenhoso derrubado em “leiras”. Um equipamento específico para tal fim é a lâmina frontal enleiradora (ancinho enleirador). 4. As estradas e aceiros principais devem ser locados no sentido norte-sul, para facilitar a secagem de seus leitos durante o período chuvoso. Os talhões devem ter seu maior comprimento no sentido leste-oeste, para facilitar a extração da madeira. 5. A grade “bedding” revolve o terreno, faz um camalhão, alinha o plantio e ainda pode, dependendo da adaptação, deixar o terreno adubado e sulcado. Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis