Questões de Engenharia Florestal do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia Florestal do ano 2005

No que se refere à silvicultura tropical, julgue os itens seguintes.

O corte de cipós é uma técnica que vem sendo empregada não só como tratamento silvicultural, mas também como forma de redução dos impactos ambientais causados pela colheita florestal.

No que se refere à silvicultura tropical, julgue os itens seguintes.

Apesar de serem muito utilizados em florestas tropicais, os tratos silviculturais não influenciam o processo de crescimento das árvores nem a capacidade produtiva do sítio.

No que se refere à silvicultura tropical, julgue os itens seguintes.

Para aplicação de um sistema silvicultural conveniente bem como para a elaboração de planos de manejo, devem ser realizados estudos ecológicos, abrangendo primordialmente o estudo individual das espécies florestais (auto-ecologia) e das comunidades florestais e sua estrutura (biocenose).

Com referência à produção de mudas de espécies florestais, julgue o próximo item.

Para a produção de mudas de qualidade, deve-se utilizar substrato com boa estrutura físico-química, boa consistência, alta porosidade, alta capacidade de retenção de água e isento de substâncias tóxicas.

O manejo diversificado de produtos florestais não-madeireiros, como alternativa às práticas convencionais, pode aumentar a produtividade nas áreas de florestas e, assim, gerar incentivos para o uso e a conservação destas, já que o manejo de florestas implica a utilização de métodos científicos e(ou) habitats para se aumentar e se manter a produtividade, nessas áreas, relacionada a algumas espécies comercialmente valiosas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Uma das propostas para se minimizarem os conflitos sociais na floresta amazônica é a de criação de reservas extrativistas. No entanto, o extrativismo vegetal como modelo de desenvolvimento não é unanimidade. Alguns autores afirmam que ele é base de desenvolvimento bastante frágil e sustentam que os produtos extrativistas estão fadados ao fracasso; outros defendem as reservas extrativistas como modelos para o desenvolvimento sustentável.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis