Questões sobre Eletrônica Analógica

A figura acima mostra a tela de um analisador de espectro em que é visualizada uma faixa de radiofreqüência com largura de 100 kHz e cuja freqüência central é 21,78 MHz. Nove sinais, conforme indicado na figura, estão presentes nessa faixa de freqüência. A unidade da escala vertical é dBm, sendo que o nível de referência (linha horizontal superior do retículo) é 10 dBm e cada divisão corresponde a uma variação de 10 dB. A largura da banda de resolução utilizada é de 300 Hz. Com base nessas informações e na figura acima, julgue os itens que se seguem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O diagrama de blocos acima mostra um esquema que pode ser usado para avaliar um amplificador de áudio quanto à distorção, com base nos padrões de Lissajous formados na tela de um osciloscópio. Julgue o item que se segue, relativo a esse esquema de medida, sabendo que o amplificador sob teste é excitado por um tom cossenoidal.

As figuras I, II e III abaixo mostram três tipos de padrões de Lissajous que podem ocorrer na tela do osciloscópio e cujos significados são: I — o amplificador não distorceu o tom cossenoidal de teste e não alterou sua fase; II — o amplificador causou distorção não-linear no sinal senoidal de teste; e III — o amplificador produziu uma distorção de fase no sinal de teste.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com o advento das redes de comutadores, a interoperabilidade de sistemas e a interatividade das aplicações tornaram-se um imperativo. Entretanto, essas facilidades visíveis aos usuários das redes são possíveis graças a diversos serviços prestados de maneira padronizada nas camadas mais baixas das redes, que não estão expostos ao usuário final. Um dos principais esforços de padronização de interfaces e serviços é o modelo de referência OSI da ISO. Esse modelo serve ainda hoje de referência para a estruturação da arquitetura de serviços de rede. Quanto aos principais serviços de rede disponíveis nas camadas de 1 a 4 do modelo OSI, julgue os itens a seguir. O roteamento, funcionalidade fundamental da camada 3, deve ocorrer de maneira dinâmica, com participação ativa de cada sistema intermediário (roteador), isto é, a escolha do próximo enlace a ser utilizado no encaminhamento de pacotes deve ser feita dinamicamente, a cada salto.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com o advento das redes de comutadores, a interoperabilidade de sistemas e a interatividade das aplicações tornaram-se um imperativo. Entretanto, essas facilidades visíveis aos usuários das redes são possíveis graças a diversos serviços prestados de maneira padronizada nas camadas mais baixas das redes, que não estão expostos ao usuário final. Um dos principais esforços de padronização de interfaces e serviços é o modelo de referência OSI da ISO. Esse modelo serve ainda hoje de referência para a estruturação da arquitetura de serviços de rede. Quanto aos principais serviços de rede disponíveis nas camadas de 1 a 4 do modelo OSI, julgue os itens a seguir. O controle de acesso ao meio, uma das sub-camadas da camada de enlace de dados (camada 2 do modelo) tem por função fundamental a arbitragem do meio físico em enlaces com acesso compartilhado. Desse modo, essa subcamada não está presente em enlaces onde o meio não seja compartilhado.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: