1041 Q1014072
Engenharia Elétrica
Ano: 2022
Banca: FGV
A impedância de surto da linha é, em ?,
1042 Q1014071
Engenharia Elétrica
Ano: 2022
Banca: FGV

Considere um projeto inicial de uma linha de transmissão longa, cujo modelo a parâmetros distribuídos e sem perdas previa uma potência natural de 1100 MW.

No entanto, motivos de força maior impuseram restrições à geometria inicial da linha, sendo necessária a realização de um novo projeto para a linha de transmissão.

Quando comparado ao projeto inicial, o novo projeto alterou os parâmetros elétricos da linha da seguinte forma:


• Reatância indutiva: aumento de 8,9%

• Susceptância capacitiva: redução de 10%


...
1043 Q1014070
Engenharia Elétrica
Ano: 2022
Banca: FGV

Surtos atmosféricos constituem um relevante causador de falhas em sistemas elétricos de potência, agindo principalmente na degradação da capacidade de isolamento dos equipamentos devido a grandes sobretensões induzidas.


Nesse contexto, os surtos atmosféricos

1044 Q1014069
Engenharia Elétrica
Ano: 2022
Banca: FGV

Considere uma linha de transmissão média, que utiliza modelo ? nominal, conforme a figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

(Extraído de: William D. Stevenson, “Elementos de Análise de Sistemas de Potência”, 2ª Ed, McGraw-Hill, 1986.)

Tal linha é representada pela formulação de quadripolo dada a seguir:

VS = 0,8VR + j200IR

IS = j0,0018VR + 0,8IR


Nessas condições, o val...

1045 Q1014068
Engenharia Elétrica
Ano: 2022
Banca: FGV

O disjuntor é um elemento indispensável para a operação de sistemas elétricos de potência, sobretudo na proteção de sistemas elétricos.

Para uma operação confiável, esse equipamento deve ser dimensionado para suportar as solicitações relacionadas a fenômenos eletromagnéticos inerentes à sua operação.

Nesse contexto, a tensão de restabelecimento transitória refere-se

1046 Q1014067
Engenharia Elétrica
Ano: 2022
Banca: FGV

No que tange à proteção contra surtos de manobra, deseja-se dimensionar o nível de suportabilidade nominal do isolamento interno de um transformador (UW), cujos dados necessários a tal dimensionamento são mostrados a seguir:


• Nível de proteção do para-raios (URP): 700 kV

• Fator de coordenação para isolamento interno (KCD): 1,2

• Fator de segurança para tensões requeridas (KS): 1,1


Nessas condições, o valor de UW é, em kV,

1047 Q1014066
Engenharia Elétrica
Ano: 2022
Banca: FGV

Sobretensões são eventos corriqueiros em sistemas elétricos de potência, sejam eles causados por condições operativas, manobras ou surtos atmosféricos.

De forma a contribuir com a operação segura do sistema de potência frente a essas perturbações, a coordenação de isolamento

1048 Q1014065
Engenharia Elétrica
Ano: 2022
Banca: FGV

Os investimentos na expansão da rede de transmissão são notadamente de capital intensivo e, além disso, expostos a riscos de ordem ambiental, regulatória, financeira, entre outros. Tendo isso em vista, qualquer recomendação que dê origem a novos investimentos na expansão da rede deve ser balizada por ferramentas de análise e avaliação da Engenharia Econômica.

Considerando os conceitos fundamentais dessa disciplina, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A consideração do valor do dinheiro em função do tempo é fundamental nas decisões de investimento. Por isso, a metodologia da taxa intern...

1049 Q1014064
Engenharia Elétrica
Ano: 2022
Banca: FGV

As alternativas de expansão da rede de transmissão são avaliadas com base em critérios técnicos e econômicos. Para duas alternativas tecnicamente equivalentes vence a de menor custo global para o sistema.

Um importante fator na determinação do custo global de uma alternativa é o montante de perdas elétricas que ela apresenta; o montante, composto com o seu valor de investimento, mostra o custo real ao longo de sua vida útil operativa.

Quanto ao comportamento e consideração econômica das perdas elétricas, analise os itens a seguir.


I. As condições previstas de carregamento dos equipamentos plane...

1050 Q1014063
Engenharia Elétrica Distribuição na Engenharia Elétrica Subestação
Ano: 2022
Banca: FGV

No planejamento de novas subestações é importante definir a potência de transformação necessária e sua modulação no tempo para atendimento adequado da carga.

A tabela a seguir mostra, para duas diferentes capacidades em MVA, quantos transformadores deveriam entrar em operação a cada ano nessa subestação para atender o crescimento previsto da carga. Considere que o custo unitário dos transformadores e suas conexões, com capacidade de 100 MVA, é de R$ 17 milhões e com capacidade de 200MVA, de R$22,5 milhões.


Imagem associada para resolução da questão


...